Os Territórios da Alimentação: Rotas dos Saberes e dos Sabores

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02025109
Área Científica
Geografia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Embora a temática possa ser frequentada por todos aqueles que se interessam pelas temáticas da Gastronomia & Vinhos e da valorização que estes produtos dão ao território, esta unidade curricular está espacialmente vocacionada para valorizar conhecimentos e competências de todos aqueles que têm uma formação ou habilitação literária no âmbito da Arte culinária, Gestão e Produção de Cozinha, Organização e Gestão de Eventos, Animação Turística, Turismo & Lazer, Geografia, Sociologia.

Métodos de Ensino

A avaliação é contínua.

Consistirá no contributo de três parâmetros que pretendem perceber a capacidade dos mestrandos ao nível da participação na elaboração das tarefas solicitadas, da participação na discussão de temas em foruns alargados e da organização de trabalhos de pesquisa.

Participação em sala de aula e elaboração de tarefas a agendar ao longo do semestre: 50%

Organização do trabalho de pesquisa: 50%.

Resultados de Aprendizagem

1. Tomar conhecimento do modo de organização das rotas turísticas.

2. Organizar uma rota turística associada à gastronomia e alimentação.

3. Conhecer a realidade socioeconómica em que se desenvolvem os processos de valorização das rotas turísticas associadas à alimentação, produtos agrícolas e géneros alimentares em Portugal.

4. Identificar os produtos gastronómicos e alimentares associados a territórios específicos.

5. Entender a relevância da certificação.

6. Conhecer as indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios.

7. Saber conceitos básicos de lazer e turismo.

8. Analisar as práticas de lazer.

9. Avaliar a diferentes escalas o mundo da alimentação na sua relação com o turismo.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Criação de Rotas.

2. Sustentabilidade e consumo.

3. Tradição e produtos alimentares.

4. Vinho e Viagens.

5. Certificação e qualidade (DOP, DOC, IGP, ETG).

6. Lazer e Turismo. Práticas de lazer. As sociedades que nos orientam.

7. Alimentação e território. O MUNDO da alimentação.

8. Sistema turístico. Novo turismo, satisfação, experiências e participação.

Docente(s) responsável(eis)

Norberto Nuno Pinto dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Elaboração de pequenos trabalhos de pesquisa e apresentação em sala de aula. : 50.0%

Bibliografia

Ascher, François,2005,Le manguer hypermoderne, Odile Jacob, Paris

De Certeau, Michel, Giard,Luce & Mayol, Pierre,1994, L’invention du quotidian. Folio, Essais, Galimard, Paris

Fischler, Claude,2001,L'Homnivore. Odile Jacob, Poches, Paris

François Ascher,2005,  Le Mangeur hypermoderne. Une figure de l’individu éclectique, éditions Odile Jacob,2005

Fumey, Gilles, 2010,Manger local, manger global. CNRS Éditions,Paris

Lopes, Policarpo 2006, A Modernidade Alimentar, CEOS – Investigações Sociológicas, UNL, Colibri, Lisboa

Montanari, Massimo & Jean-Robert Pitte, 2009, Les frontières alimentaires, CNRS Éditions, Paris.

Pitte, Jean-Robert, 2010, Le génie des lieux, CNRS-Éditions. Paris

Poulain, Jean Pierre, 2005, Sociologies de l’alimentation, les mangeurs et l’espace social alimentaire, PUF, 286 p., Paris

Santos, Norberto & Gama, António, 2011, As tradições do Pão, Territórios e Desenvolvimento. In Santos, Norberto & Cunha, Lúcio, Trunfos de uma Geografia Activa. IUC, CCDRC, CEGOT.