Seminário em Temas e Problemas Curriculares II
1
2023-2024
02025027
Área de Docência
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
- Regime de Seminário
- Cada Unidade didáctica é previamente introduzida pelo docente
- Ficha de cada unidade didáctica e trabalho final
- Dossier final que compendie o investigado e meditado para consulta futura, aquando do exercício da profissão
Resultados de Aprendizagem
Uma competência filosófica e pedagógica no âmbito das problemáticas da Unidade Curricular que inclua:
- uma reflexão filosófica crítica sobre a didáctica da filosofia;
- uma reflexão crítica sobre o ensino da Filosofia no ensino secundário;
- uma reflexão sobre o «lugar» e sobre as «funções» do ensino da Filosofia no ensino secundário: o singular «não-lugar» do pensamento e sua transversalidade;
- o desenvolvimento de competências didácticas que possibilite uma fundamentação didáctica e filosófica das acções pedagógicas;
- o desenvolvimento de competências ético-comunicacionais;
- desenvolvimento de competências teórico-filosóficas inerentes a este nível da Didáctica (I).
Estágio(s)
NãoPrograma
Ensinar a Ensinar a Filosofia no Ensino Secundário
1.ª Unidade Didáctica - Da Didáctica e da Didáctica da Filosofia: definição (do conceito), problematicidade, especificidade e objectivos;
2.ª Unidade Didáctica - Iniciação à Actividade Filosófica;
3.ª Unidade Didáctica - A acção Humana e os valores: a dimensão ético-política;
4.ª Unidade Didáctica - Temas/Problemas do mundo contemporâneo: Os Direitos Humanos e a Globalização.
Docente(s) responsável(eis)
Maria José Correia Tavares de Figueiroa-Rego Andrade Rebelo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
M. Tozzi (coord.), Apprendre à Philosopher dans les lycées d'aujourd'hui, CNDP/Hachette, Paris, 1992
J. Derrida, «Éloge de la Philosophie» e «Les antinomies de la discipline philosophique» in Du Droit à la Philosophie, Galilée, Paris, 1990, p. 499-524
J. Derrida, Le Droit à la Philosophie du point de vue cosmopolitique, Verdier/UNESCO, Paris, 1997
Políticas da Filosofia, Moraes ed., Lisboa, 1977
GREPH, Qui a peur de la philosophie?, Champs/Flammarion, Paris, 1977
P. Ricoeur, L'unique et singuler, Alice edition, Bruxelles, 1999
Jean-Brun, Os pré-Socráticos, Edições 70, Lisboa, 1980
Atlas de la Philosophie, La Pochothèque, Librairie Générale Française, Paris, 1993 (cópia fornecida aos alunos)
D. Egéa-Kuehne, «The teaching of Philosophy. Renewed Rignts and Responsabilities» in ed. Peter P. Trifonas and Michael A. Peters, Derrida, Deconstruction and Education, Blackwell Publishing, Malden/Oxfor, 2004, p. 17-30
E. Levinas, Philosophe et Pédagogue, Nadir/Vox, Paris, 1998