Seminário em Temas e Problemas Curriculares II

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02025027
Área Científica
Área de Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

- Regime de Seminário

- Cada Unidade didáctica é previamente introduzida pelo docente

- Ficha de cada unidade didáctica e trabalho final

- Dossier final que compendie o investigado e meditado  para consulta futura, aquando do exercício da profissão

Resultados de Aprendizagem

Uma competência filosófica e pedagógica no âmbito das problemáticas da Unidade Curricular que inclua:

- uma reflexão filosófica crítica sobre a didáctica da filosofia;

- uma reflexão crítica sobre o ensino da Filosofia no ensino secundário;

- uma reflexão sobre o «lugar» e sobre as «funções» do ensino da Filosofia no ensino secundário: o singular «não-lugar» do pensamento e sua transversalidade;

- o desenvolvimento de competências didácticas que possibilite uma fundamentação didáctica e filosófica das acções pedagógicas;

- o desenvolvimento de competências ético-comunicacionais;

- desenvolvimento de competências teórico-filosóficas inerentes a este nível da Didáctica (I).

Estágio(s)

Não

Programa

Ensinar a Ensinar a Filosofia no Ensino Secundário

1.ª Unidade Didáctica - Da Didáctica e da Didáctica da Filosofia: definição (do conceito), problematicidade, especificidade e objectivos;

2.ª Unidade Didáctica - Iniciação à Actividade Filosófica;

3.ª Unidade Didáctica - A acção Humana e os valores: a dimensão ético-política;

4.ª Unidade Didáctica - Temas/Problemas do mundo contemporâneo: Os Direitos Humanos e a Globalização.

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Correia Tavares de Figueiroa-Rego Andrade Rebelo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

M. Tozzi (coord.), Apprendre à Philosopher dans les lycées d'aujourd'hui, CNDP/Hachette, Paris, 1992

J. Derrida, «Éloge de la Philosophie» e «Les antinomies de la discipline philosophique» in Du Droit à la Philosophie, Galilée, Paris, 1990, p. 499-524

J. Derrida, Le Droit à la Philosophie du point de vue cosmopolitique, Verdier/UNESCO, Paris, 1997

Políticas da Filosofia, Moraes ed., Lisboa, 1977

GREPH, Qui a peur de la philosophie?, Champs/Flammarion, Paris, 1977

P. Ricoeur, L'unique et singuler, Alice edition, Bruxelles, 1999

Jean-Brun, Os pré-Socráticos, Edições 70, Lisboa, 1980

Atlas de la Philosophie, La Pochothèque, Librairie Générale Française, Paris, 1993 (cópia fornecida aos alunos)

D. Egéa-Kuehne, «The teaching of Philosophy. Renewed Rignts and Responsabilities» in ed. Peter P. Trifonas and Michael A. Peters, Derrida, Deconstruction and Education, Blackwell Publishing, Malden/Oxfor, 2004, p. 17-30

E. Levinas, Philosophe et Pédagogue, Nadir/Vox, Paris, 1998