Seminário em Temas e Problemas Curriculares I
1
2023-2024
02025016
Área de Docência
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
1.º Ciclo em Filosofia.
- Domínio da Língua Portuguesa.
- Conhecimentos de Inglês para consultas bibliográficas.
Métodos de Ensino
1) Explicações teóricas e aplicadas pelo professor.
2) Exercícios sobre lógica e argumentação.
3) Leitura, comentário e interpretação de textos.
4) Exposições orais e escritas pelos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Os alunos devem ser capazes de:
1) Ter uma perspetiva geral sobre o lugar da lógica e da argumentação no ensino da filosofia hoje em dia.
2) Ensinar os conceitos fundamentais da lógica das proposições ao nível do ensino secundário.
3) Ensinar, a esse nível, os conceitos fundamentais da retórica e argumentação, em particular os que dizem respeito à teoria das falácias e à conexão entre retórica e sociedade.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O lugar da lógica, da retórica e da teoria da argumentação no(s) programa(s) do Ensino Secundário.
2. Elaboração de um programa básico e coerente; estratégias e competências científico-pedagógicas.
3. Aplicações à lógica formal.
4. Aplicações à retórica e à teoria da argumentação.
5. Os conteúdos do programa e o problema dos recursos para a sua lecionação no Ensino Secundário.
Docente(s) responsável(eis)
Maria José Correia Tavares de Figueiroa-Rego Andrade Rebelo
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Leitura, comentário e interpretação de textos: 25.0%
Exposições orais e escritas pelos alunos: 25.0%
Explicações teóricas e aplicadas pelo professor (25%) + Exercícios sobre lógica e argumentação (25%): 50.0%
Bibliografia
Copi, I., & Cohen, C. (1953/1994). Introduction to Logic, New York: MacMillan Pub. Company.
Browne, M., & Kelley, S. (1994). Asking the Right Questions: A Guide to Critical Thinking, New Jersey: Prentice Hall.
Morado, R. (1999). La razón communicada: materiales de taller de didáctica da lógica, Xalapa, Veracruz: Torres Associados.
Newton-Smith, W. H. (1998). Lógica: Um curso introdutório, trad. D. Murcho, Lisboa: Gradiva.
Ribeiro, H. J., & Vicente, J. N. (2010). O lugar da lógica e da argumentação no ensino da filosofia. Coimbra: Unidade de I&D LIF.
Ribeiro, H. J. (2013). Inside arguments: Logic and the Study of Argumentation. Newcastle upon Tyne (UK): Cambridge Scholars Publishing.
Vicente, J. N. (2004) Razão e diálogo, Porto: Porto Editora.
Walton, D. (1989). Informal Logic: A Handbook for Critical Argumentation, Cambridge: Cambridge University Press.
Walton, D. (2006). Fundamentals of Critical Argumentation, Cambridge; Cambridge University Press.