Seminário em Temas e Problemas Curriculares I

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02025016
Área Científica
Área de Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

1.º Ciclo em Filosofia.

- Domínio da Língua Portuguesa.

- Conhecimentos de Inglês para consultas bibliográficas.

Métodos de Ensino

1) Explicações teóricas e aplicadas pelo professor.

2) Exercícios sobre lógica e argumentação.

3) Leitura, comentário e interpretação de textos.

4) Exposições orais e escritas pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos devem ser capazes de:
1) Ter uma perspetiva geral sobre o lugar da lógica e da argumentação no ensino da filosofia hoje em dia.
2) Ensinar os conceitos fundamentais da lógica das proposições ao nível do ensino secundário.
3) Ensinar, a esse nível, os conceitos fundamentais da retórica e argumentação, em particular os que dizem respeito à teoria das falácias e à conexão entre retórica e sociedade.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O lugar da lógica, da retórica e da teoria da argumentação no(s) programa(s) do Ensino Secundário.

2. Elaboração de um programa básico e coerente; estratégias e competências científico-pedagógicas.

3. Aplicações à lógica formal.

4. Aplicações à retórica e à teoria da argumentação.

5. Os conteúdos do programa e o problema dos recursos para a sua lecionação no Ensino Secundário.

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Correia Tavares de Figueiroa-Rego Andrade Rebelo

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Leitura, comentário e interpretação de textos: 25.0%
Exposições orais e escritas pelos alunos: 25.0%
Explicações teóricas e aplicadas pelo professor (25%) + Exercícios sobre lógica e argumentação (25%): 50.0%

Bibliografia

Copi, I., & Cohen, C. (1953/1994). Introduction to Logic, New York: MacMillan Pub. Company.

Browne, M., & Kelley, S. (1994). Asking the Right Questions: A Guide to Critical Thinking, New Jersey: Prentice Hall. 

Morado, R. (1999). La razón communicada: materiales de taller de didáctica da lógica, Xalapa, Veracruz: Torres Associados.

Newton-Smith, W. H. (1998). Lógica: Um curso introdutório, trad. D. Murcho, Lisboa: Gradiva.

Ribeiro, H. J., & Vicente, J. N. (2010). O lugar da lógica e da argumentação no ensino da filosofia. Coimbra: Unidade de I&D LIF.

Ribeiro, H. J. (2013). Inside arguments: Logic and the Study of Argumentation. Newcastle upon Tyne (UK): Cambridge Scholars Publishing.

Vicente, J. N. (2004) Razão e diálogo, Porto: Porto Editora.

Walton, D. (1989). Informal Logic: A Handbook for Critical Argumentation, Cambridge: Cambridge University Press.

Walton, D. (2006). Fundamentals of Critical Argumentation, Cambridge; Cambridge University Press.