Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02024980
Área Científica
Área Educacional Geral
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos.

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica e teórico-empírica, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e síntese. Estas abordagens serão complementadas, numa perspetiva de aplicação, com a análise de casos e a resolução de problemas. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de simulação e de videoformação.

Resultados de Aprendizagem

Consciencializar a complexidade e a interdependência dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem, à luz das principais correntes psicológicas.

Fundamentar a compreensão da adolescência e a atuação educativa em conhecimentos científicos da psicologia do desenvolvimento e da psicologia educacional.

Analisar os fundamentos das teorias da cognição e da aprendizagem nas suas contribuições para a organização e gestão do ensino.

Desenvolver competências que facilitem o estabelecimento da relação educativa e a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento dos jovens.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução

1.1. Principais conceitos e perspetivas teóricas sobre o desenvolvimento

1.2. Complexidade e dinâmica dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem

2. Desenvolvimento na adolescência e implicações educativas

2.1. Desenvolvimento cognitivo e sociocognitivo: abstração e pensamento operatório formal (Piaget), egocentrismo adolescente (Elkind), cognição social (Selman)

2.2. Desenvolvimento psicossocial: determinantes e processos, desenvolvimento da identidade segundo Erikson e estatutos de identidade de Marcia

3. Cognição, aprendizagem e ensino

3.1. Teorias da cognição e da aprendizagem: Piaget, Bruner, Ausubel, Gagné e Novak

3.2. Condições e processos de aprendizagem. Motivação, atenção, memória e processamento de informação. Auto-eficácia (Bandura), atribuições (Weiner), estilos de aprendizagem (Kolb) e processos metacognitivos (Flavell).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Análise de casos: 10.0%
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Eccles, J.; Roeser, R. (2011). Schools as developmental contexts during adolescence. Journal of Research on Adolescence, 21, 225-241.

Klein, S. (2012). Learning: principles and applications. Thousand Oaks: SAGE (6th ed.).

Learner, R.; Steinberg, L. (2009) (Eds.). Handbook of adolescent psychology. New Jersey: John Wiley & Sons (3rd ed.).

Miranda, G.; Bahia, S. (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa. Relógio d’Água.

Sadowski, M. (Ed.) (2008). Adolescents at school: perspectives on youth, identity and education. Cambridge, MA: Harvard Education Press.

Santrock, J.  (2013). Adolescência. Amgh Editora.

Sprinthall, N.; Collins, W. (2008). Psicologia do adolescente. Lisboa. FCG (4ª ed.).

Steinberg, L. (2013). Adolescence. McGraw-Hill (10th ed.).

Weiner, I.; Lerner, R.; Easterbrooks, M.; Jayanthi, M. (2013). Handbook of psychology. New Jersey: John Wiley & Sons (2nd ed.).