Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02024980
Área Científica
Área Educacional Geral
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos.

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica e teórico-empírica, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e síntese. Estas abordagens serão complementadas, numa perspetiva de aplicação, com a análise de casos e a resolução de problemas.

Resultados de Aprendizagem

Consciencializar a complexidade e a interdependência dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem, à luz das principais correntes psicológicas.
Fundamentar a compreensão da adolescência e a atuação educativa em conhecimentos científicos da psicologia do desenvolvimento e da psicologia educacional.

Analisar os fundamentos das teorias da cognição e da aprendizagem nas suas contribuições para a organização e gestão do ensino.
Desenvolver competências que facilitem o estabelecimento da relação educativa e a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento dos jovens.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução
1.1. Principais conceitos e perspetivas teóricas sobre o desenvolvimento
1.2. Complexidade e dinâmica dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem
2. Desenvolvimento na adolescência e implicações educativas
2.1. Desenvolvimento cognitivo e sociocognitivo: abstração e pensamento operatório formal (Piaget), egocentrismo adolescente (Elkind), cognição social (Selman)
2.2. Desenvolvimento psicossocial: determinantes e processos, desenvolvimento da identidade segundo Erikson e estatutos de identidade de Marcia
3. Cognição, aprendizagem e ensino
3.1. Teorias da cognição e da aprendizagem: Piaget, Bruner, Ausubel, Gagné e Novak. O modelo SOi e a Teoria da Carga Cognitiva
3.2. Condições e processos de aprendizagem. Motivação, atenção, memória e processamento de informação. Auto-eficácia (Bandura), atribuições (Weiner), estilos de aprendizagem (Kolb) e processos metacognitivos (Flavell).

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Resolução de problemas: 10.0%
Frequência: 80.0%

Bibliografia

Eccles, J.; Roeser, R. (2011). Schools as developmental contexts during adolescence. Journal of Research
on Adolescence, 21, 225-241
Damião, M.H.; Rocha, C. & Nascimento, M. A. (2020). A importância do ensino: contributos da teoria histórico-cultural - Escola de Vigotsky. Revista Egitania e Sciencia, n. 26, vol. 1, pp. 123-131
Festas, I. (2019). Aprendizagem escolar e ensino. In F. Veiga (Coord.). Psicologia da Educação. Temas de aprofundamento científico para a educação XXI (pp. 213-246). CLIMEPSI
Miranda, G.; Bahia, S. (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Relógio d’Água
Sadowski, M. (Ed.) (2020). Adolescents at school: perspectives on youth, identity and education (3rd edition).
Harvard Education Press
Sprinthall, N.; Collins, W. (2008). Psicologia do adolescente (4ª ed.) FCG
Vaz-Rebelo, P., Fernandes, P., Morgado, J., Monteiro, A., Otero, J. (2016). Students' unknowns about natural objects and artifacts. Educational Psychology. 36, 1, 176.