Organização Escolar e Gestão da Sala de Aula

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02024974
Área Científica
Educação Geral
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos.

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, privilegiando essencialmente uma metodologia centrada na discussão de casos e resolução de problemas.      

Resultados de Aprendizagem

Esta uc pretende promover a reflexão sobre a organização escolar e a aquisição de competências de gestão próprias dos professores nas escolas, tendo em consideração as características e desafios dos contextos escolares e sociais.Tem por finalidade desenvolver  nos professores competências de intervenção e de análise crítica sobre as dinâmicas de funcionamento da organização escolar e da sala de aula,visando o desenvolvimento integral dos alunos e a construção de uma escola mais inclusiva e equitativa.

Resultados de aprendizagem:

Compreender conceitos básicos e perspectivas teóricas de organização e gestão da educação

Reconhecer fatores e características inerentes ao processo de escolarização

Analisar critica/te e de forma funda/da as tendências da evolução dos modelos de administração e gestão  escolares

Compreender a complexidade das dinâmicas de funcionamento. da escola e da sala de aula

Desenvolver estratégias de gestão de sala de aula,de acordo com as especificidades do contexto.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Processo e problemáticas da escolarização.

2- Modelos de análise das organizações escolares.

3- Evolução recente dos modelos de administração educacional e da gestão escolar em Portugal.

4- Estrutura e funcionamento da escola: diferentes  órgãos e suas competências; documentos orientadores fundamentais.

5- Modelos e tipos de liderança; liderança transformacional e distributiva e a ênfase na dimensão pedagógica. A liderança e gestão intermédia; o diretor de turma.

6- Clima e culturas organizacionais. As escolas eficazes e o efeito de escola.

7- A escola e a participação e envolvimento parental.

8- O efeito de turma e do professor. A interação professor-aluno. Relações de poder na sala de aula.

9- Organização do espaço, do tempo e dos recursos educativos.

10- A diversidade na sala de aula e a organização e flexibilização pedagógica.

11- Gestão dos comportamentos e conflitos.

12- Profissionalidade docente e dilemas éticos: a ética da crítica, a ética da justiça e a ética do cuidado.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Graça Amaro Bidarra

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

Caldeira,S,Veiga,F (coord.) (2011). Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito. Lisboa: Fim de Século

Estrela,M.T. & Caetano,A. P. (org.)(2010).Ética Profissional Docente - Do pensamento dos Professores à sua Formação.Lisboa: Educa

Evertson,C. M.;Weinstein,C.(Ed.) (2006). Handbook of Classroom Management: Research, Practice, and Contemporary Issues.Mahwah,New Jersey:Lawrence Erlbaum Associates

Gomes,C. A. (2009). Guerra e Paz na Sala de Aula. Pesquisa e Análise Sociológica em Escolas Portuguesas. s.l., Rui Costa Pinto Edições

Lima, J (2008). Em busca da boa escola: instituições eficazes e sucesso educativo. V.N Gaia: Fundação Manuel Leão

Lopes,J. A. L.(2009). Comportamento, aprendizagem e “ensinagem” na ordem e desordem da sala de aula. Braga: Psiquilíbrios

Machado,J.; Formosinho, J.; Fernandes, A. S; Ferreira,H..(2010). Autonomia da Escola Pública em Portugal. V. N. de Gaia: Fundação Manuel Leão

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