Organização Escolar e Gestão da Sala de Aula
1
2022-2023
02024974
Área Educacional Geral
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, privilegiando essencialmente uma metodologia centrada na discussão de casos e resolução de problemas.
Resultados de Aprendizagem
Esta uc pretende promover a reflexão sobre a organização escolar e a aquisição de competências de gestão próprias dos professores nas escolas, tendo em consideração as características e desafios dos contextos escolares e sociais.Tem por finalidade desenvolver nos professores competências de intervenção e de análise crítica sobre as dinâmicas de funcionamento da organização escolar e da sala de aula,visando o desenvolvimento integral dos alunos e a construção de uma escola mais inclusiva e equitativa.
Resultados de aprendizagem:
Compreender conceitos básicos e perspectivas teóricas de organização e gestão da educação
Reconhecer fatores e características inerentes ao processo de escolarização.
Analisar critica/te e de forma funda/da as tendências da evolução dos modelos de administração e gestão escolares
Compreender acomplexidade das dinâmicas de funcionamento. da escola e da sala de aula
Desenvenvolver estratégias de gestão de sala de aula,de acordo com as especificidades do contexto.
Estágio(s)
NãoPrograma
1-Processo e problemáticas da escolarização.
2-Modelos de análise das organizações escolares.
3-Evolução recente dos modelos de administração educacional e da gestão escolar em Portugal.
4-Estrutura e funcionamento da escola: diferentes órgãos e suas competências; documentos orientadores fundamentais.
5-Modelos e tipos de liderança; liderança transformacional e distributiva e a ênfase na dimensão pedagógica. A liderança e gestão intermédia; o diretor de turma.
6-Clima e culturas organizacionais. As escolas eficazes e o efeito de escola.
7-A escola e a participação e envolvimento parental.
8-O efeito de turma e do professor. A interação professor-aluno. Relações de poder na sala de aula.
9-Organização do espaço, do tempo e dos recursos educativos.
10-A diversidade na sala de aula e a organização e flexibilização pedagógica.
11-Gestão dos comportamentos e conflitos.
12-Profissionalidade docente e dilemas éticos: a ética da crítica, a ética da justiça e a ética do cuidado.
Docente(s) responsável(eis)
António Gomes Alves Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 40.0%
Bibliografia
Caldeira,S;Veiga,F (coord.) (2011). Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito. Lisboa: Fim de Século
Estrela,M.T. & Caetano,A. P. (org.)(2010).Ética Profissional Docente - Do pensamento dos Professores à sua Formação.Lisboa: Educa.
Evertson,C. M.;Weinstein,C.(Ed.) (2006). Handbook of Classroom Management: Research, Practice, and Contemporary Issues.Mahwah,New Jersey:Lawrence Erlbaum Associates.
Gomes,C. A. (2009). Guerra e Paz na Sala de Aula. Pesquisa e Análise Sociológica em Escolas Portuguesas. s.l., Rui Costa Pinto Edições.
Lima, J. (2008). Em busca da boa escola: instituições eficazes e sucesso educativo. V.N Gaia: Fundação Manuel Leão.
Lopes,J. A. L.(2009). Comportamento, aprendizagem e “ensinagem” na ordem e desordem da sala de aula. Braga: Psiquilíbrios.