Organização Escolar e Gestão da Sala de Aula
1
2019-2020
02024974
Área Educacional Geral
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, privilegiando essencialmente uma metodologia centrada na discussão de casos e resolução de problemas.
Resultados de Aprendizagem
Esta uc pretende promover a reflexão sobre a organização escolar e a aquisição de competências de gestão próprias dos professores nas escolas, tendo em consideração as características e desafios dos contextos escolares e sociais.Tem por finalidade desenvolver nos professores competências de intervenção e de análise crítica sobre as dinâmicas de funcionamento da organização escolar e da sala de aula,visando o desenvolvimento integral dos alunos e a construção de uma escola mais inclusiva e equitativa.
Resultados de aprendizagem:
Compreender conceitos básicos e perspectivas teóricas de organização e gestão da educação
Reconhecer fatores e características inerentes ao processo de escolarização
Analisar critica/te e de forma funda/da as tendências da evolução dos modelos de administração e gestão escolares
Compreender a complexidade das dinâmicas de funcionamento. da escola e da sala de aula
Desenvolver estratégias de gestão de sala de aula,de acordo com as especificidades do contexto.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- Processo e problemáticas da escolarização.
2- Modelos de análise das organizações escolares.
3- Evolução recente dos modelos de administração educacional e da gestão escolar em Portugal.
4- Estrutura e funcionamento da escola: diferentes órgãos e suas competências; documentos orientadores fundamentais.
5- Modelos e tipos de liderança; liderança transformacional e distributiva e a ênfase na dimensão pedagógica. A liderança e gestão intermédia; o diretor de turma.
6- Clima e culturas organizacionais. As escolas eficazes e o efeito de escola.
7- A escola e a participação e envolvimento parental.
8- O efeito de turma e do professor. A interação professor-aluno. Relações de poder na sala de aula.
9- Organização do espaço, do tempo e dos recursos educativos.
10- A diversidade na sala de aula e a organização e flexibilização pedagógica.
11- Gestão dos comportamentos e conflitos.
12- Profissionalidade docente e dilemas éticos: a ética da crítica, a ética da justiça e a ética do cuidado.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Graça Amaro Bidarra
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 30.0%
Exame: 40.0%
Bibliografia
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Estrela,M.T. & Caetano,A. P. (org.)(2010).Ética Profissional Docente - Do pensamento dos Professores à sua Formação.Lisboa: Educa
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Lima, J (2008). Em busca da boa escola: instituições eficazes e sucesso educativo. V.N Gaia: Fundação Manuel Leão
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