Necessidades Educativas Especiais
1
2017-2018
02024963
Área Educacional Geral
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino incluem:
(i) aulas expositivas;
(ii) estudos de caso;
(iii) exercícios de simulação;
(iv) técnicas audiovisuais.
Resultados de Aprendizagem
- Compreensão da diversidade, da complexidade e das características essenciais de diferentes tipos de NEE
- Apresentação das diferentes modalidades de atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais no âmbito do paradigma da escola inclusiva
- análise de métodos e técnicas de intervenção psicoeducativa em alguns grupos de NEEs, nomeadamente:
(i) dificuldades de aprendizagem;
(ii) dificuldades intelectuais;
(iii) alunos com características de sobredotação e de alto rendimento;
(iv) deficiências sensoriais; e
(v) deficiências motoras.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I - Necessidades Educativas Especiais e Inclusão: Definições, tipos e prevalência de NEE. A organização e o enquadramento legislativo nacional. O paradigma da escola inclusiva. Práticas inclusivas de diferenciação pedagógica.
Módulo II - Dificuldades de Aprendizagem: Definições. Critérios de Identificação. Tipos de DA. Intervenções para a promoção do desempenho académico.
Módulo III - Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Programas Educativos Individuais e Programas Individuais de Transição.
Módulo IV - Sobredotação e Alto Rendimento: Definição, identificação e classificação. Modelos e estratégias educativas: Aceleração e enriquecimento.
Módulo V - Deficiências Sensoriais: Definições, classificações e etiologias. Adaptações relativas aos métodos de ensino, à avaliação e à tecnologia.
Módulo VI - Deficiências Motoras: Definições, classificações e etiologias. Adaptações relativas aos métodos de ensino e à avaliação.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Cristina Petrucci Almeida Albuquerque
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
- Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial (2005). Educação inclusiva e práticas de sala de aula nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Disponível em http://www.european-agency.org/publications/ereports/iinclusive-education-and classroom-practice-in-secondary-education/iecp-secondary-pt.pdf/view
- Correia, L. M. (Ed.) (2008). Inclusão e necessidades educativas especiais. Um guia para educadores e professores (2.ª ed. rev). Porto: Porto Editora.
- Mendonça, A., Miguel, C., Neves, G., Micaelo, R., & Reino, V. (2008). Alunos - Cegos e com baixa visão - Orientações curriculares. Lisboa: DGIDC.
- Swanson, H., Harris, K., & Graham, S. (2013). Handbook of learning disabilities (2nd ed.). New York: Guilford Press.
- Shavinina, L. V. (Ed.) (2009). International handbook on giftedness. Québec: Springer.
- Swanwick, R. & Gregory, S. (2007). Sign bilingual education: policy and practice. London: David Fulton Publishers.