Necessidades Educativas Especiais
1
2018-2019
02024963
Área Educacional Geral
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino incluem: (i) aulas expositivas; (ii) estudos de caso; (iii) exercícios de simulação, (iv) técnicas audiovisuais.
Resultados de Aprendizagem
- Compreensão da diversidade, da complexidade e das características essenciais de diferentes tipos de NEE
-apresentação das diferentes modalidades de atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais no âmbito do paradigma da escola inclusiva
- análise de métodos e técnicas de intervenção psicoeducativa em alguns grupos de NEEs, nomeadamente: (i) dificuldades de aprendizagem; (ii) dificuldades intelectuais; (iii) alunos com características de sobredotação e de alto rendimento; (iv) deficiências sensoriais; e (v) deficiências motoras.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I-Necessidades Educativas Especiais e Inclusão: Definições, tipos e prevalência de NEE.A organização e o enquadramento legislativo nacional. O paradigma da escola inclusiva. Práticas inclusivas de diferenciação pedagógica.
Módulo II-Dificuldades de Aprendizagem: Definições. Critérios de Identificação. Tipos de DA. Intervenções para a promoção do desempenho académico.
Módulo III-Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Programas Educativos Individuais e Programas Individuais de Transição.
Módulo IV-Sobredotação e Alto Rendimento: Definição, identificação e classificação. Modelos e estratégias educativas: Aceleração e enriquecimento.
Módulo V-Deficiências Sensoriais: Definições, classificações e etiologias. Adaptações relativas aos métodos de ensino, à avaliação e à tecnologia.
Módulo VI-Deficiências Motoras: Definições, classificações e etiologias. Adaptações relativas aos métodos de ensino e à avaliação.
Docente(s) responsável(eis)
Marcelino Arménio Martins Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 70.0%
Bibliografia
Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial (2005). Educação inclusiva e práticas de sala de aula nos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Disponível em http://www.european-agency.org/publications/ereports/iinclusive-education-and classroom-practice-in-secondary-education/iecp-secondary-pt.pdf/view
- Correia, L. M. (Ed.) (2008). Inclusão e necessidades educativas especiais. Um guia para educadores e professores (2ª ed. rev). Porto: Porto Editora.
- Mendonça, A., Miguel, C., Neves, G., Micaelo, R., & Reino, V. (2008). Alunos - Cegos e com baixa visão- Orientações curriculares. Lisboa: DGIDC.
- Swanson, H., Harris, K., & Graham, S. (2013). Handbook of learning disabilities (2nd ed.). New York: Guilford Press.
- Shavinina, L. V. (Ed.) (2009). International handbook on giftedness. Québec: Springer.
- Swanwick, R. & Gregory, S. (2007). Sign bilingual education: policy and practice. London: David Fulton Publishers.