Necessidades Educativas Especiais
1
2024-2025
02024963
Área Educacional Geral
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino incluem: (i) aulas expositivas; (ii) estudos de caso; (iii) exercícios de simulação, (iv) técnicas audiovisuais.
Resultados de Aprendizagem
- Compreensão da diversidade, da complexidade e das características essenciais de diferentes tipos de NEE
- Apresentação das diferentes modalidades de atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais no âmbito do paradigma da escola inclusiva
- Análise de métodos e técnicas de intervenção psicoeducativa em alguns grupos de NEEs, nomeadamente: (i) dificuldades de aprendizagem; (ii) dificuldades intelectuais; (iii) alunos com características de sobredotação e de alto rendimento; (iv) deficiências sensoriais; e (v) deficiências motoras.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I - Necessidades Educativas Especiais e Inclusão: Definições, tipos e prevalência de NEE. A organização e o enquadramento legislativo nacional. O paradigma da escola inclusiva. Práticas inclusivas de diferenciação pedagógica.
Módulo II - Dificuldades de Aprendizagem: Definições. Critérios de Identificação. Tipos de DA. Intervenções para a promoção do desempenho académico.
Módulo III - Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Programas Educativos Individuais e Programas Individuais de Transição.
Módulo IV - Sobredotação e Alto Rendimento: Definição, identificação e classificação. Modelos e estratégias educativas: Aceleração e enriquecimento.
Módulo V - Deficiências Sensoriais: Definições, classificações e etiologias. Adaptações relativas aos métodos de ensino, à avaliação e à tecnologia.
Módulo VI- Deficiências Motoras: Definições, classificações e etiologias. Adaptações relativas aos métodos de ensino e à avaliação.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 70.0%
Bibliografia
Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva (2018). Estatísticas da Agência Europeia sobre Educação Inclusiva: mensagens fundamentais e conclusões (2014/2016). Odense: EADSNE.
Kauffman, J., Hallahan, D., & Pullen, P. (2017). Handbook of special education. New York: Routledge
Ministério da Educação (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Lisboa: DGIDC.
Moura, O., Pereira, M., & Simões, M. R. (2018).Dislexia: Teoria, avaliação e intervenção. Lisboa: Pacto.