Ética e Filosofia da Educação

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02024952
Área Científica
Área Educacional Geral
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Lições e Conferências.

Resultados de Aprendizagem

- Proporcionar aos estudantes uma reflexão destinada à sensibilização para os grandes problemas do mundo contemporâneo, em particular os valores fundamentais da liberdade de expressão e de religião, do respeito pelas minorias étnicas e pelos valores da igualdade do género;
- Alargamento geral dos conhecimentos dos estudantes em áreas da cultura científica, das artes e das humanidades;
- Proporcionar uma melhor compreensão dos métodos de recolha de dados e de análise crítica de dados, hipóteses e teorias;
- Consciencialização das dimensões ética e cívica da atividade docente.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Princípios gerais da filosofia da educação sob o prisma da antropologia filosófica;
2. Educação, Cidadania e Direitos Humanos;
3. A abertura à diferença cultural: multiculturalidade e pressupostos;
4. Educação, Igualdade de género e minorias: o primado do ouvir.
5. Ética e deontologia das práticas educativas. A questão da ética das virtudes.
6. A educação e o futuro das humanidades.

Docente(s) responsável(eis)

Luís António Ferreira Correia Umbelino

Métodos de Avaliação

Avaliação
Ensaio sobre tema seleccionado: 100.0%

Bibliografia

Abdallah-Pretceille, M. (2004). Vers une pédagogie interculturelle. Paris: Anthropos.
André, J. M. (2012.) Multiculturalidade, identidades e mestiçagens. Coimbra: Pallimage,
Drouin-Hans, A. M. (ed.) (2008). Relativisme et éducation. Paris: L’Harmattan.
Dubet, F.(2004). L'école des chances : qu'est-ce qu'une école juste?. Paris: Seuil.
Goucha, M. (dir.) (2007). La Philosophie, une école de la liberté: Enseignement de la philosophie et apprentissage du philosopher: état des lieux et regards pour l’avenir. Paris: UNESCO.
Jacquet-Francillon, F. - Kambouchner, D. (dir.) (2005). La crise de la culture scolaire. Paris: PUF.
Jares, X. R. (2002). Educación y derechos humanos. Estrategias didácticas y organizativas. Madrid: Editorial Popular.