Ética e Filosofia da Educação
1
2019-2020
02024952
Área Educacional Geral
Português
Presencial
2.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
- Lições e Conferências.
Resultados de Aprendizagem
- Proporcionar aos estudantes uma reflexão destinada à sensibilização para os grandes problemas do mundo contemporâneo, em particular os valores fundamentais da liberdade de expressão e de religião, do respeito pelas minorias étnicas e pelos valores da igualdade do género;
- Alargamento geral dos conhecimentos dos estudantes em áreas da cultura científica, das artes e das humanidades;
- Proporcionar uma melhor conpreensão dos métodos de recolha de dados e de análise crítica de dados, hipóteses e teorias;
- Consciencialização das dimensões ética e cívica da atividade docente.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Princípios gerais da antropologia filosófica e da filosofia da educação;
2. Educação, Cidadania e Direitos Humanos;
3. Multiculturalidade e educação;
4. Educação, Igualdade de género e minorias;
5. Ética e deontologia das práticas educativas;
6. A educação e o futuro das humanidades.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Luísa Portocarrero Ferreira da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Ensaio sobre tema selecionado: 100.0%
Bibliografia
Abdallah-Pretceille, Martine 2004. Vers une pédagogie interculturelle. Paris: Anthropos.
André, João Maria 2012. Multiculturalidade, identidades e mestiçagens. Coimbra: Pallimage, pp. 105-142 e 283-303.
Drouin-Hans, Anne-Marie (ed.) 2008. Relativisme et éducation. Paris: L’Harmattan.
Dubet, François 2004. L'école des chances : qu'est-ce qu'une école juste?. Paris: Seuil.
Goucha, Moufida (dir.) 2007. La Philosophie, une école de la liberté: Enseignement de la philosophie et apprentissage du philosopher: état des lieux et regards pour l’avenir. Paris: UNESCO.
Jacquet-Francillon, F. - Kambouchner, D. (dir.) 2005. La crise de la culture scolaire. Paris: PUF.
Jares, Xesús R. 2002. Educación y derechos humanos. Estrategias didácticas y organizativas. Madrid: Editorial Popular.