Ética e Filosofia da Educação

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02024952
Área Científica
Área Educacional Geral
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

- Lições e Conferências.

Resultados de Aprendizagem

- Proporcionar aos estudantes uma reflexão destinada à sensibilização para os grandes problemas do mundo contemporâneo, em particular os valores fundamentais da liberdade de expressão e de religião, do respeito pelas minorias étnicas e pelos valores da igualdade do género;

- Alargamento geral dos conhecimentos dos estudantes em áreas da cultura científica, das artes e das humanidades;

- Proporcionar uma melhor conpreensão dos métodos de recolha de dados e de análise crítica de dados, hipóteses e teorias;

- Consciencialização das dimensões ética e cívica da atividade docente.

 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Princípios gerais da antropologia filosófica e da filosofia da educação;

2. Educação, Cidadania e Direitos Humanos;

3. Multiculturalidade e educação;

4. Educação, Igualdade de género e minorias;

5. Ética e deontologia das práticas educativas;

6. A educação e o futuro das humanidades.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Luísa Portocarrero Ferreira da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Ensaio sobre tema selecionado: 100.0%

Bibliografia

Abdallah-Pretceille, Martine 2004. Vers une pédagogie interculturelle. Paris: Anthropos.

André, João Maria 2012. Multiculturalidade, identidades e mestiçagens. Coimbra: Pallimage, pp. 105-142 e 283-303.

Drouin-Hans, Anne-Marie (ed.) 2008. Relativisme et éducation. Paris: L’Harmattan.

Dubet, François 2004. L'école des chances : qu'est-ce qu'une école juste?. Paris: Seuil.

Goucha, Moufida (dir.) 2007. La Philosophie, une école de la liberté: Enseignement de la philosophie et apprentissage du philosopher: état des lieux et regards pour l’avenir. Paris: UNESCO.

Jacquet-Francillon, F. - Kambouchner, D. (dir.) 2005. La crise de la culture scolaire. Paris: PUF.

Jares, Xesús R.  2002. Educación y derechos humanos. Estrategias didácticas y organizativas. Madrid: Editorial Popular.