Didática Específica da Filosofia: Planificação e Avaliação

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02024937
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

- “Oficina” didáctica de trabalho filosófico.

Resultados de Aprendizagem

O curso tem como objectivo geral o desenvolvimento e treino de competências de planificação e execução no contexto de um trabalho filosófico, pedagógico e didático rigorosos no âmbito da disciplina de Filosofia (10º e 11º anos). Assim, assume como objetivos específicos (a) a aquisição e desenvolvimento de competências filosóficas e didáticas ao nível do programa de Filosofia e (b) a ampliação de competências de investigação e elaboração de materiais com vista ao desenvolvimento fundamentado de processos de ensino-aprendizagem.

Estágio(s)

Não

Programa

1 - Planificação didática.

2 - Prática pedagógica.

3 - Competências profissionais.

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Correia Tavares de Figueiroa-Rego Andrade Rebelo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Vicente, Joaquim Neves 2005. Didáctica da Filosofia (apontamentos de apoio às aulas). Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Tozzi, M. et al. 2001. Colloque Nouvelles Pratiques Philosophiques à l'École. Paris: CRDP de Bretagne.

Tozzi, M. et al. 1992. Apprendre à philosopher dans les lycées d'aujourd'hui. Paris: Hachette.