Didática Específica da Filosofia: Planificação e Avaliação
1
2019-2020
02024937
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
- “Oficina” didáctica de trabalho filosófico.
Resultados de Aprendizagem
O curso tem como objectivo geral o desenvolvimento e treino de competências de planificação e execução no contexto de um trabalho filosófico, pedagógico e didático rigorosos no âmbito da disciplina de Filosofia (10º e 11º anos). Assim, assume como objetivos específicos (a) a aquisição e desenvolvimento de competências filosóficas e didáticas ao nível do programa de Filosofia e (b) a ampliação de competências de investigação e elaboração de materiais com vista ao desenvolvimento fundamentado de processos de ensino-aprendizagem.
Estágio(s)
NãoPrograma
1 - Planificação didática.
2 - Prática pedagógica.
3 - Competências profissionais.
Docente(s) responsável(eis)
Luís António Ferreira Correia Umbelino
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 100.0%
Bibliografia
Vicente, Joaquim Neves 2005. Didáctica da Filosofia (apontamentos de apoio às aulas). Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Tozzi, M. et al. 2001. Colloque Nouvelles Pratiques Philosophiques à l'École. Paris: CRDP de Bretagne.
Tozzi, M. et al. 1992. Apprendre à philosopher dans les lycées d'aujourd'hui. Paris: Hachette.