Didática Específica da Filosofia: Metodologias da Prática Educativa

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02024926
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

- Seminário de aprofundamento temático.

- “Oficina” Didática de Trabalho Filosófico: exercícios de treino conceptual, pesquisa bibliográfica, interpretação, análise e tratamento de documentos filosóficos, produção de materiais didáticos, exercícios de planificação e simulação de situações de ensino-aprendizagem.

Resultados de Aprendizagem

O Curso tem como objetivo geral o desenvolvimento, aprofundamento e operacionalização de instrumentos teóricos e práticos, conducentes a um trabalho filosófico, pedagógico e didático, rigoroso, no âmbito das disciplinas dos 10.º e 11.º anos, de "Introdução à Filosofia".

Estágio(s)

Não

Programa

1 - Filosofia e ensino da Filosofia.

2 - A didática da Filosofia: problemas, âmbito e objetivos.

3 - O programa de Filosofia: análise das finalidades, objetivos e competências.

4 - Métodos de ensino em Filosofia: estratégias, metodologias, recursos e métodos de avaliação.

5 - Planificação didática dos objetivos, conteúdos, atividades de ensino-aprendizagem e metodologias de trabalho Filosófico.

Docente(s) responsável(eis)

Luís António Ferreira Correia Umbelino

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Cossuta, F., Didáctica da Filosofia, Edições Asa, Lisboa, 1998.

Izuzquiza, I., La Classe de Filosofia como Simulácion de la Actividad Filosófica, Madrid, Anaya, 1982.

Marnoto, I., Didáctica da Filosofia, Universidade Aberta, Lisboa, 1990.

Rope, Françoise (ed.) 2004. Savoirs et compétences: de l'usage de ces notions dans l'école et l'entreprise. Paris : L'Harmattan.

Salavastru, Constantin 2008.  Logique, argumentation, interprétation. Paris : L'Harmattan.

Tozzi, M. et al. 1992. Apprendre à philosopher dans les lycées d'aujourd'hui, Paris : Hachette.

Tozzi, M. et al. 2001. Colloque Nouvelles Pratiques Philosophiques à l'École. Paris:  CRDP de Bretagne.

Vicente, Joaquim Neves 2005. Didáctica da Filosofia (apontamentos de apoio às aulas). Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.