Desenvolvimento Curricular e Avaliação

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02024915
Área Científica
Área Educacional Geral
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos.

Métodos de Ensino

1. Sessões teórico-práticas:

- Exposição e exploração de documentos;

- Apresentação de técnicas e instrumentos, demonstração de procedimentos;

- Realização de tarefas individuais e/ou em pequenos grupos.

2. Trabalho autónomo dos estudantes (para consolidação e aprofundamento):

- Preparação e/ou continuação do trabalho das sessões presenciais

3. Acompanhamento tutorial (para apoio da aprendizagem):

- Suporte ao estudo individual, à preparação e desenvolvimento de tarefas.

Resultados de Aprendizagem

- Conhecer e compreender concepções e fundamentos do currículo

- Conhecer e compreender teorizações, orientações e directrizes curriculares vigentes no sistema de ensino português

- Reconhecer a decisão e a correspondente responsabilidade do professor nos processos curriculares

- Delimitar o sentido e campo de desenvolvimento curricular

- Esquematizar o processo curricular e adaptar/construir métodos e técnicas de trabalho curricular

- Analisar documentos e situações curriculares de variada abrangência e orientação

- Estruturar processos curriculares susceptíveis de apoiarem a leccionação em início de carreira

- Compreender as gerações e os paradigmas avaliativos

- Analisar as principais modalidades de avaliação

- Compreender a metodologia de referencialização do processo avaliativo

- Construir tabelas de especificação para elaboração de processos de avaliação, com destaque para os de testagem.

Estágio(s)

Não

Programa

1. DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

1.1 Concepções de educação formal e de currículo escolar

- Fundamentos do currículo: históricos, filosóficos, epistemológicos, éticos, sociais, políticos, ideológicos, psicológicos e pedagógicos

- Teorizações contemporâneas, e orientações e directrizes curriculares

1.2 Delimitação do sentido e campo de desenvolvimento curricular

- Definição e esquema de desenvolvimennto curricular: pré, inter e pós-acção

- Documentos que firmam e orientam processos curriculares: componentes, características e formas

- Análise de documentos e situações curriculares: critérios, instrumentos e procedimentos

- Estruturação de processos micro-curriculares funcionais: princípios, especificidades e uso

 

2. AVALIAÇÃO

2.1 Gerações e paradigmas da avaliação

2.2 Modalidades de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem

2.3 Desenvolvimento da metodologia de referencialização

2.4 Tipologia de testes e construção de tabelas de especificação

2.5 Elaboração de processos de avaliação

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Lopes Damião Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

- Anderson, L. & Krathwohl (Eds.) (2001). A taxonomy for learning, teaching and assessing. New York: Longman.

- Damião, M. H. (1996). Pré, inter e pós-acção. Coimbra: Minerva.

- Kelley (2009). The currriculum: Theory and practice. London. Sage Publications.

- Mayer, R. & Alexander, P. (Eds.). (2011). Handbook of research on learning and instruction. New York: Routledge.

- Smith, L. & Ragan, T. (1999). Instructional design. Danvers: Wiley & Sons.

- Tanner, D. & Tanner, L. (2007). Curriculum development. Theory into practice. New Jersey: Pearson Education.

- Barreira, C. & Boavida, J. (Orgs.) (2006). Avaliação educacional. Novas formas de ensinar e aprender. Numero temático da Revista Portuguesa de Pedagogia, 40, 3.

- Casanova, M. A. (2007). Manual de evaluación educativa. Madrid: Editorial La Muralla.

- Pinto, J. & Santos, L. (2006). Modelos de avaliação das aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta.