Teorias da Arte
1
2022-2023
02024864
História da Arte/Património
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de História da Arte, conhecimentos de Inglês (leitura).
Métodos de Ensino
O ensino é centrado sobre a análise de textos e de obras de arte, privilegiando a elaboração de relatórios apresentados em aula e um trabalho de síntese final.
Resultados de Aprendizagem
Compreender as determinantes da questão sobre a definição da arte.
Conhecer os eixos essenciais da relação entre o sistema das Beaux Arts e a construção da ideia unitária de Arte.
Desenvolver competências de análise e compreensão das diferentes abordagens da História da Arte, seus enquadramentos filosóficos e históricos.
Construir ferramentas para a análise da Obra de Arte em contexto.
Construir competências discursivas através do conhecimento do vocabulário teórico sobre arte.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A questão da definição da arte. Arte e artes.
2. Coleridge e a Suspension of Disbelief
3. O sistema das Beaux Arts e a sua falência no século XIX.
4. Uma matriz para a construção teórica sobre arte: a pintura.
O estabelecimento de uma teoria da pintura no renascimento.
O surgimento da crítica de arte: Diderot.
5. Winckelman e o nascimento da História da Arte. As diferentes versões de História da Arte: forma, estilo e ideia.
6. Romantismo: o nascimento do espectador
Gesamtkunstwerk e o binómio arte/vida
7. A lógica das vanguardas e a tipologia do manifesto
8. As vanguardas Russas: a grande experiência política
9. O modelo fenomenológico
10. A crise do modernismo e as migrações das questões teóricas
11. As teorias finalistas.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Isabel Nistal Freijo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%
Bibliografia
De Duve, Thierry, The Definitively Unfinished Marcel Duchamp: Cambridge, Massaschussets, 1992
Chip, Herschel B., Theories of Modern Art : Berkeley, 1968.
Harrison, Charles and Wood, Paul (ed), Art in Theory, 1900-1990: Oxford, 1992
The Russian Avant-Garde. Academic Papers from the conference: Moscovo, 2001.
Battock, Gregory (ed), Minimal Art: a critical anthology: Berkeley, 1968
Gullar, Ferreira, Experiência Neo-Concreta: S. Paulo, 2007.
Agamben, Giorgio, Image et Mémoire, Écrits sur l’Image, la Dance, et le Cinéma: Paris, 2004.
Belting, Hans, Art History After Modernism. Chicago, The University of Chicago Press, 2003
Berman, Marshall, All That Is Solid Melts into Air: The Experience of Modernity. Londres, Nova Iorque, 1982
Bois, Yve-Alain, Painting as Model. Cambridge, Mass, 1990
Bürger, Peter, Theory of the Avant-Garde. Minneapolis, 1983.
Danto, Arthur, After the End of Art, Contemporary Art and the Pale of History, Princeton, 1997.