Teorias da Arte

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02024864
Área Científica
História da Arte/Património
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de História da Arte, conhecimentos de Inglês (leitura).

Métodos de Ensino

O ensino é centrado sobre a análise de textos e de obras de arte, privilegiando a elaboração de relatórios apresentados em aula e um trabalho de síntese final.

Resultados de Aprendizagem

Compreender as determinantes da questão sobre a definição da arte.

Conhecer os eixos essenciais da relação entre o sistema das Beaux Arts e a construção da ideia unitária de Arte.

Desenvolver competências de análise e compreensão das diferentes abordagens da História da Arte, seus enquadramentos filosóficos e históricos.

Construir ferramentas para a análise da Obra de Arte em contexto.

Construir competências discursivas através do conhecimento do vocabulário teórico sobre arte.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A questão da definição da arte. Arte e artes.
2. Coleridge e a Suspension of Disbelief
3. O sistema das Beaux Arts e a sua falência no século XIX.
4. Uma matriz para a construção teórica sobre arte: a pintura.
O estabelecimento de uma teoria da pintura no renascimento.
O surgimento da crítica de arte: Diderot.
5. Winckelman e o nascimento da História da Arte. As diferentes versões de História da Arte: forma, estilo e ideia.
6. Romantismo: o nascimento do espectador
Gesamtkunstwerk e o binómio arte/vida
7. A lógica das vanguardas e a tipologia do manifesto
8. As vanguardas Russas: a grande experiência política
9. O modelo fenomenológico
10. A crise do modernismo e as migrações das questões teóricas
11. As teorias finalistas.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Isabel Nistal Freijo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

De Duve, Thierry, The Definitively Unfinished Marcel Duchamp: Cambridge, Massaschussets, 1992

Chip, Herschel B., Theories of Modern Art : Berkeley, 1968.

Harrison, Charles and Wood, Paul (ed), Art in Theory, 1900-1990: Oxford, 1992

The Russian Avant-Garde. Academic Papers from the conference: Moscovo, 2001.

Battock, Gregory (ed), Minimal Art: a critical anthology: Berkeley, 1968

Gullar, Ferreira, Experiência Neo-Concreta: S. Paulo, 2007.

Agamben, Giorgio, Image et Mémoire, Écrits sur l’Image, la Dance, et le Cinéma: Paris, 2004.

Belting, Hans, Art History After Modernism. Chicago, The University of Chicago Press, 2003

Berman, Marshall, All That Is Solid Melts into Air: The Experience of Modernity. Londres, Nova Iorque, 1982

Bois, Yve-Alain, Painting as Model. Cambridge, Mass, 1990

Bürger, Peter, Theory of the Avant-Garde. Minneapolis, 1983.

Danto, Arthur, After the End of Art, Contemporary Art and the Pale of History, Princeton, 1997.