Espaços do Profano

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02024836
Área Científica
História da Arte/Património
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição teórica do quadro conceptual (com base na exposição constante de imagens) seguida de discussão de casos práticos, previamente preparados pelos alunos. Os alunos são estimulados a resolver problemas específicos e a reflectir de forma crítica e comparativa sobre os objectos de estudo. As suas conclusões deverão ser apresentadas de forma oral e escrita. 

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem por objectivo promover uma reflexão sobre os "espaços do profano", categoria que engloba não só a arquitetura civil e militar como também espaços urbanos de vincada sociabilidade e exercício de poder. Incidindo sobre o território português, promove a contextualização e comparação à escala europeia, com especial incidência sobre o universo peninsular.

A partir de matrizes estruturantes, promove-se a investigação sobre casos concretos, suscitando, de igual modo, a reflexão fundamentada e crítica sobre a sua relevância patrimonial e usos na sociedade atual.

O conhecimento amplo das formas de habitação — da casa corrente ao paço régio, passando pela residência nobre, as duas últimas denunciando, pelo menos até ao século XV, um cruzamento indissociável entre estruturas militares e civis —  e espaços de sociabilidade, será necessariamente ancorado numa compreensão complexificante e crítica das estruturas sociais, económicas, políticas e militares subjacentes.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Arquitetura militar: da torre ao baluarte. Contextos, formas, funções e significados.

1.1. Estudos de caso incidindo sobre três momentos distintos: séc. XII (castelo românico e Domus fortis), séc. XIV (castelo gótico) e séc. XVI (fortificação moderna ou abaluartada).

2. Arquitetura civil:

2.1. O Paço: conceito e evolução. A habitação régia; os paços da nobreza e os paços do Concelho.

2.2. A casa corrente, a casa burguesa e as transformações da residência nobre em espaço urbano (séculos XV-XVIII).

3. Espaços de sociabilidade e exercício do poder: a Praça em Portugal (séculos XIV-XVIII).

Docente(s) responsável(eis)

Maria Luísa Pires do Rio Carmo Trindade

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

ARQUITECTURA Militar na Expansão Portuguesa (A), Catálogo da Exposição, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1994.

AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses. Introdução ao Estudo da Casa Nobre, Livros Horizonte, 1988.

BARROCA, Mário Jorge, “Tempos de resistência e de inovação: a arquitectura militar portuguesa no reinado de D. Manuel”, Portugália, Nova Série, vol. XXIV, 2003, pp. 95-112.

MOREIRA, Rafael (dir.), História das fortificações portuguesas no mundo, Lisboa, Alfa, 1989.

NOVA História militar de Portugal, dir.  M. Themudo Barata e N. Severiano Teixeira, Lisboa, Círculo de Leitores, 2003.

PEREIRA, Paulo (dir.), História da Arte Portuguesa (3 vols.), Lisboa, Círculo de Leitores, 1995.

SILVA, José Custódio Vieira da, Paços Medievais Portugueses, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 1995.

TRINDADE, Luísa, A Casa urbana em Coimbra. Dos finais da Idade Média aos inícios da Época Moderna, Coimbra, Câmara Municipal, 2002.