Arte e Imagem
1
2022-2023
02024825
História da Arte/Património
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Para um melhor conhecimento dos conteúdos bibliográficos específicos, aconselha-se o domínio básico das seguintes línguas: inglês, francês e/ou espanhol.
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão sob a forma teórico-prática. A apresentação dos conteúdos programáticos será acompanhada pela análise de imagens e, ocasionalmente, textos, em cuja problematização os alunos estarão envolvidos. Os alunos serão convidados a um investimento continuado em trabalho prático, sob a forma de visitas de estudo documentadas , de pesquisa bibliográfica e recensão crítica, ou ainda da apresentação individual de estudos de caso.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular pretende munir os alunos dos instrumentos necessários para uma abordagem ampla, informada e rigorosa aos domínios da arte e das imagens, entendidos simultaneamente como fontes primárias e ferramentas operativas de um 2.º ciclo de estudos em Arte e Património. Os alunos deverão, assim, ser capazes de identificar as diferenças fundamentais entre arte e imagem, bem como reconhecer as consequências da sua frequente interdependência ao longo da história da arte. Dotados do aparelho conceptual necessário à problematização das imagens dentro e fora dos limites do artístico, os alunos deverão ser capazes de desenvolver reflexão crítica em torno da relação triangular entre arte, imagem e representação, do questionamento epistemológico da arte, dos limites da interpretação e do juízo estético ancorado no mimético, bem como da transversalidade disciplinar do estudo da imagem.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Arte e imagem: problematização
1. arte sem imagem e imagem sem arte
2. a omnipresentificação histórico-artística da imagem
3. a diluição das fronteiras entre arte e imagem
II. Arte, Imagem, História da Arte e Património
1. A imagem enquanto documento artístico e patrimonial
2. Fontes de imagens e imagens enquanto fontes
3. História da Arte ilustrada: as imagens na historiografia artística
4. a hiper-reprodutibilidade das imagens: acesso, consumo, armazenamento
III. A “Traição das Imagens”
1. Arte, Representação e Mimesis
2. Imagens “traidoras”: a (im)possibilidade da captação do real
3. Imagens “traídas”: leituras parciais e abusos interpretativos
4. Valores da imagem: especular, criativo, ontológico
IV. O(s) Domínio(s) Artísticos da Imagem
1. a dimensão temporal e a narratividade
2. o movimento e a performatividade
3. respostas emotivas e estéticas
4. imagens de culto e devoção
5. imagens transgressivas e de transgressão
V. Estudos de Caso : trabalho prático.
Docente(s) responsável(eis)
Joana Filipa da Fonseca Antunes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
BELTING, Hans, Likeness and Presence: A History of the Image Before the Era of Art, Chicago, The University of Chicago Press, 1993.
DIDI-HUBERMAN, Georges, Confronting Images: Questioning the Ends of a Certain History of Art, Pennsylvania, The Pennsylvania State University, 2005.
FREEDBERG, David, The Power of Images: studies in the history and theory of response, Chicago and London, The University of Chicago Press, 1991.
GOMBRICH, E. H., Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica, São Paulo, Martins Fontes, 1995.
OBALK, Hector, Aimer Voir: Comment on regarde un tableau, Paris, Editions Hazan, 2011.
PÉREZ CARRENO, Francisca, Los placeres del parecido : icono y representación, Madrid, Visor, 1988.
SCHMITT, Jean-Claude, “Images and the historian”, History and Images: Towards a New Iconology, (eds. Alex Bolvig, Phillip Lindley), Turnhout, Brepols, 2003, p. 19-48.