Arte e Imagem

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02024825
Área Científica
História da Arte/Património
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Para um melhor conhecimento dos conteúdos bibliográficos específicos, aconselha-se o domínio básico das seguintes línguas: inglês, francês e/ou espanhol.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão sob a forma teórico-prática. A apresentação dos conteúdos programáticos será acompanhada pela análise de imagens e, ocasionalmente, textos, em cuja problematização os alunos estarão envolvidos. Os alunos serão convidados a um investimento continuado em trabalho prático, sob a forma de visitas de estudo documentadas , de pesquisa bibliográfica e recensão crítica, ou ainda da apresentação individual de estudos de caso.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende munir os alunos dos instrumentos necessários para uma abordagem ampla, informada e rigorosa aos domínios da arte e das imagens, entendidos simultaneamente como fontes primárias e ferramentas operativas de um 2.º ciclo de estudos em Arte e Património. Os alunos deverão, assim, ser capazes de identificar as diferenças fundamentais entre arte e imagem, bem como reconhecer as consequências da sua frequente interdependência ao longo da história da arte. Dotados do aparelho conceptual necessário à problematização das imagens dentro e fora dos limites do artístico, os alunos deverão ser capazes de desenvolver reflexão crítica em torno da relação triangular entre arte, imagem e representação, do questionamento epistemológico da arte, dos limites da interpretação e do juízo estético ancorado no mimético, bem como da transversalidade disciplinar do estudo da imagem.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Arte e imagem: problematização

1. arte sem imagem e imagem sem arte

2. a omnipresentificação histórico-artística da imagem

3. a diluição das fronteiras entre arte e imagem


II. Arte, Imagem, História da Arte e Património

1. A imagem enquanto documento artístico e patrimonial

2. Fontes de imagens e imagens enquanto fontes

3. História da Arte ilustrada: as imagens na historiografia artística

4. a hiper-reprodutibilidade das imagens: acesso, consumo, armazenamento

 

III. A “Traição das Imagens”

1. Arte, Representação e Mimesis

2. Imagens “traidoras”: a (im)possibilidade da captação do real

3. Imagens “traídas”: leituras parciais e abusos interpretativos

4. Valores da imagem: especular, criativo, ontológico

 

IV. O(s) Domínio(s) Artísticos da Imagem

1. a dimensão temporal e a narratividade

2. o movimento e a performatividade

3. respostas emotivas e estéticas

4. imagens de culto e devoção

5. imagens transgressivas e de transgressão

 

V. Estudos de Caso : trabalho prático.

Docente(s) responsável(eis)

Joana Filipa da Fonseca Antunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

BELTING, Hans, Likeness and Presence: A History of the Image Before the Era of Art, Chicago, The University of Chicago Press, 1993.

 

DIDI-HUBERMAN, Georges, Confronting Images: Questioning the Ends of a Certain History of Art, Pennsylvania, The Pennsylvania State University, 2005.

 

FREEDBERG, David, The Power of Images: studies in the history and theory of response, Chicago and London, The University of Chicago Press, 1991.

 

GOMBRICH, E. H., Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica, São Paulo, Martins Fontes, 1995.

 

OBALK, Hector, Aimer Voir: Comment on regarde un tableau, Paris, Editions Hazan, 2011.

 

PÉREZ CARRENO, Francisca, Los placeres del parecido : icono y representación, Madrid, Visor, 1988.

 

 SCHMITT, Jean-Claude, “Images and the historian”, History and Images: Towards a New Iconology, (eds. Alex Bolvig, Phillip Lindley), Turnhout, Brepols, 2003, p. 19-48.