Geografia da Saúde e Bem-Estar

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01013915
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A unidade curricular irá ser desenvolvida em 5 fases, que correspondem ao desenvolvimento de um trabalho pratico de sintese dos conhecimentos adquiridos:

1. Apresentação da Proposta de trabalho;

2. Revisão do estado de arte sobre o tema de trabalho;

3. Recolha e análise de indicadores relativos ao tema de trabalho;

4. Desenvolvimento do Trabalho Prático;

5. Apresentação e discussão do trabalho Final;

Resultados de Aprendizagem

1. Adquirir conceitos e métodos de análise em Geografia da Saúde e Bem-estar;

2. Analisar o impacto dos fenómenos demográficos, sociais, económicos e políticos na saúde e bem-estar da população;

3. Contribuir para o desenvolvimento de ferramentas que possam vir a ser utilizadas na avaliação das necessidades em saúde 

4. Proporcionar o debate de ideias em torno das variações geográficas da saúde (da escala global à local);

5. Desenvolver a investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta Unidade Curricular tem por finalidade apresentar um conjunto de temas de investigação utilizados no campo da geografia da saúde, com o objectivo de adequar os meios disponíveis aos objectivos a alcançar em termos de investigação abordando, com essa finalidade, as seguintes temáticas: 

1. O papel da Geografia na interpretação e explicação das desigualdades na saúde e na doença

1.1. Objeto, conceitos e método em Geografia da Saúde

1.2. Saúde e desenvolvimento: padrões de distribuição no território e no tempo

2. Análise da dimensão geográfica relativa aos resultados em saúde tendo em conta a organização dos cuidados de saúde

2.1. Acessibilidade e utilização dos cuidados de saúde

2.2. Geografia dos cuidados de saúde e dos resultados em saúde: sistemas de saúde

Docente(s) responsável(eis)

Ricardo Jorge Meireles Almendra

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Resolução de problemas: 10.0%
Projecto: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

Santana, P. (2014), Introdução à Geografia da Saúde: Território, Saúde e Bem-estar, Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra.

Santana, P. (2010) “Os Ganhos em Saúde e no Acesso aos Serviços de Saúde", in: Simões, J. (coord.) Trinta anos do Serviço Nacional de Saúde. Um percurso comentado. Edição Gulbenkian /APES (p.21-81).

Santana, P. (2009) “Urbanização e Saúde”, in: JANUS 2009 – Portugal no Mundo “Aspecto da Conjuntura Internacional. A Saúde no Mundo”. Jornal Público / Universidade Autónoma de Lisboa (p.80-82).

Santana, P. (coord.) (2007), A Cidade e a Saúde. Ed. Almedina, Coimbra (pp. 254).

Santana, P. (2005) Geografias da Saúde e do Desenvolvimento. Evolução e Tendências em Portugal. Ed. Almedina, Coimbra (pp. 342).

Santana, P. (2004) Saúde, Território e Sociedade. Contributo para uma Geografia da Saúde, Colecção Textos Pedagógicos e Didácticos, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (pp. 188).