Ambientes de Montanha

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01013825
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas são de cariz teórico-prático. No âmbito da componente teórica desta unidade proceder-se-á à exposição e discussão dos conceitos e conteúdos essenciais à compreensão dos vários temas tratados. A componente prática consiste no desenvolvimento de um trabalho de investigação, ou seja num estudo de caso sobre um ambiente de montanha, numa perspetiva integradora e de aplicação dos conteúdos teóricos. A avaliação desta componente integra a apresentação e discussão de um plano de trabalho por parte dos discentes, apresentação oral trabalho final e um relatório escrito. A avaliação é contínua.

Resultados de Aprendizagem

Os territórios de montanhas revestem-se de grande diversidade e especificidade, quer do ponto de vista físico-natural quer em termos de trajetórias socioeconómicas recentes. Conhecer as características físicas, os fatores e os agentes intervenientes nessas trajetórias, compreender as suas complexas inter-relações e perceber as suas implicações em termos humanos e ambientais são aspetos principais a tratar nesta unidade. Para além disso, pretende-se introduzir e discutir o(s) conceito(s) de montanha, conhecer e compreender a diversidade de espaços de montanha em Portugal e compreender a inter-relação entre as componentes bióticas, abióticas e o papel do Homem na sua evolução e organização espácio-temporal. Por último, pretende-se discutir os principais problemas que afetam estas regiões e conhecer e apresentar instrumentos e estratégias direcionados para a conservação e gestão sustentável desses territórios.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceito(s) de montanha; Diversidade de espaços de montanha; Os territórios de montanhas em Portugal no contexto das montanhas europeias.

2. Diversidade e especificidade físico-natural das áreas de montanha: geológica; geomorfológica; climática; recursos hídricos e paisagens vegetais. Processos geodinâmicos atuais e organização altitudinal dos andares geoecológicos.

3. Dinâmicas socioeconómicas dos espaços de montanha: a gestão tradicional do território e a sua desestruturação.

4. Problemáticas atuais das áreas de montanha: Fatores penalizadores do desenvolvimento; Conflitos entre usos do solo- a sobrevalorização do turismo (benefícios vs. impactes negativos); Principais riscos naturais; Funções, desafios e potencialidades.

5. Gestão e ordenamento dos espaços de montanha: da sustentabilidade do uso do solo à conservação da natureza. Políticas e estratégias de conservação e de desenvolvimento sustentável regional/local.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalho de investigação: 40.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Aguiar, C., et al. (2009), Montanha. Ecossistemas e Bem-Estar Humano. Avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment.

Copus, A. & Price, M. (2002), A Preliminary Characterisation of the Mountain. Areas of Europe. Une cartographie statistique des zones de montagne européennes.

Lourenço, L., et al. (2014), Environmental concerns of portuguese mountains: a case study in the central mountains. In: Mountains: Geology, Topography and Environmental Concerns, A. Bento-Gonçalves & A. Vieira (Eds), Nova Science Publisher, pp. 195-211.

Price,M. F, et al. (2004), Key Issues for Mountain Areas, United NNations University Press, 273 p.

Roux, C. (2004), Regards croisés France-Portugal: la confrontation de deux mo dèles d`agriculture de montagne. Sud-Ouest Européen, 18, Toulouse.

Tomás, P. M. C. (2005), Património cultural e trajectórias de desenvolvimento em áreas de montanha: o exemplo da Serra da Lousã., Coimbra.

http://www.mrd-journal.org/