Teoria Arquivística
0
2024-2025
01013808
Informação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino será baseada na exposição dos conteúdos com apoio de meios informáticos e textos, incentivando-se a participação ativa e crítica dos/as alunos/as. Serão propostos exercícios de leitura, com a sequente análise e discussão de textos pertinentes, de referência a nível nacional e internacional.
Resultados de Aprendizagem
Ao concluírem esta unidade curricular, pretende-se que os/as alunos/as:
Tenham compreendido e assimilado os conceitos e os princípios fundamentais da Arquivística, e dominem a respetiva terminologia;
Conheçam as fases e as operações necessárias à gestão da informação arquivística, bem como a metodologia de organização, descrição e comunicação em arquivo;
Saibam caracterizar os sistemas de informação arquivo à luz da teoria sistémica;
Adquiram competências para aplicação do método quadripolar;
Identifiquem as técnicas de análise e adquiram competências para representar a informação na elaboração dos instrumentos de acesso.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Teoria, objeto e método
1. Retrospetiva epistemológica da evolução da Arquivística
1.1. Das origens à Revolução Francesa – a evolução de uma prática
1.2. O século XIX – uma ciência auxiliar
1.3. O século XX – o predomínio da vertente técnica
1.4. A atualidade – o ponto de viragem: afirmação no campo da Ciência da Informação
1.4.1. O objeto: o sistema de informação arquivo
1.4.2. O método quadripolar e a análise sistémica
1.4.3. A aplicação do método a todo e qualquer arquivo. A visão global; a exclusão da divisão clássica de arquivos administrativos, intermédios e definitivos ou históricos
II. Prática e gestão
2. A gestão da informação nos ciclos genésico e pós-genésico do arquivo
2.1. O fluxo informacional e suas fases: produção/recepção, circulação, tratamento, armazenamento, uso/difusão
2.2. Avaliação, seleção e eliminação
2.3. A descrição: a norma ISAD(G)
2.4. A norma ISAAR(CPF): os pontos de acesso para entidades produtoras
2.5. Os instrumentos de acesso à informação.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Cristina Vieira de Freitas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Silva, A. M. da (et al.) (2002). Arquivística: teoria e prática de uma ciência da informação. Porto : Edições Afrontamento.
Le Coadic, Y.-F. (1996). A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos Livros.
Ribeiro, F. (1997/1998)). A Classificação em arquivos: processo natural ou arranjo a posteriori? Leituras, Série 3 (2) 119-126.
Silva, A. M. da & Ribeiro, F. (2002). Das “ciências documentais” à ciência da informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Edições Afrontamento.
Rousseau, J.-Y. & Couture, C. (1998). Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: D. Quixote.
NP 4041: Informação e Documentação: Terminologia arquivística: conceitos básicos (2005). Lisboa: IPQ; CT7.