Sociologia da Informação
0
2024-2025
01013782
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A partir de uma apresentação dos principais modelos teóricos da informação desenvolver-se-à um trabalho baseado na análise de textos de referência e explicitação de conteúdos através da utilização de suportes multimédia.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular pretende-se que os/as alunos/as:
– Adquiram modelos teóricos no estudo da informação;
– Compreendam os conceitos de signo e significado, linguagem e compreensão, escrita e leitura do ponto de vista sociológico, para chegar a uma análise dos papéis do especialista e do consumidor da informação;
– Identifiquem a composição do público e os hábitos de consumo em função dos diferentes tipos de informação, e a consequente (re)organização da informação nas bibliotecas, nos arquivos e em outras instituições;
– Discutam a mudança do comportamento do consumidor face às novas tecnologias da informação e a evolução dos padrões culturais em consequência do acesso a redes globais de informação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Informação e propaganda.
2. O modelo matemático da informação.
3. Informação e integração do indivíduo no meio ambiente.
4. A teoria da interacção simbólica.
5. Contributos da Linguística para uma teoria da informação.
6. O ponto de vista da Sociologia do Conhecimento.
7. Elementos de uma Sociologia da Leitura.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 70.0%
Bibliografia
Hovland, C.I. et al. (1982). Communication and Persuasion.Westport: Greenwood Press.
Le Bon, G. (1908). A Psychologia das Multidões. Lisboa: Bibliotheca D'Educação Nacional.
Tajfel, H. (1969). Social and cultural factors in perception. In The Handbook of Social Psychology (vol. 3). Reading, Mass.: Addison-Wesley Publishing Company.
Lazarsfeld, P. (1964). Comportamento político e opinião pública. In B. Berelson (Ed.), Panorama das Ciências do Comportamento. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura.
Merton, R. (1949). Studies in Radio and Film Propaganda. In Social Theory and Social Structure. Illinois: The Free Press of Glencoe.
Mead, G. H. (1974). Mind, Self, and Society. Chicago: The University of Chicago Press.
Weaver, W. (1963). Recent contributions to the mathematical theory of communication. In The Mathematical Theory of Communication. Illinois: University of Illinois Press.
Wolf, M. (1992). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença.