Sociologia da Informação

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01013782
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A partir de uma apresentação dos principais modelos teóricos da informação desenvolver-se-à um trabalho baseado na análise de textos de referência e explicitação de conteúdos através da utilização de suportes multimédia.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular pretende-se que os/as alunos/as:

– Adquiram modelos teóricos no estudo da informação;

– Compreendam os conceitos de signo e significado, linguagem e compreensão, escrita e leitura do ponto de vista sociológico, para chegar a uma análise dos papéis do especialista e do consumidor da informação;

– Identifiquem a composição do público e os hábitos de consumo em função dos diferentes tipos de informação, e a consequente (re)organização da informação nas bibliotecas, nos arquivos e em outras instituições;

– Discutam a mudança do comportamento do consumidor face às novas tecnologias da informação e a evolução dos padrões culturais em consequência do acesso a redes globais de informação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Informação e propaganda.

2. O modelo matemático da informação.

3. Informação e integração do indivíduo no meio ambiente.

4. A teoria da interacção simbólica.

5. Contributos da Linguística para uma teoria da informação.

6. O ponto de vista da Sociologia do Conhecimento.

7. Elementos de uma Sociologia da Leitura.

Docente(s) responsável(eis)

Hans-Richard Jahnke

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

Hovland, C.I. et al. (1982). Communication and Persuasion.Westport: Greenwood Press.

Le Bon, G. (1908). A Psychologia das Multidões. Lisboa: Bibliotheca D'Educação Nacional.

Tajfel, H. (1969). Social and cultural factors in perception. In The Handbook of Social Psychology (vol. 3). Reading, Mass.: Addison-Wesley Publishing Company.

Lazarsfeld, P. (1964). Comportamento político e opinião pública. In B. Berelson (Ed.), Panorama das Ciências do Comportamento. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura.

Merton, R. (1949). Studies in Radio and Film Propaganda. In Social Theory and Social Structure. Illinois: The Free Press of Glencoe.

Mead, G. H. (1974). Mind, Self, and Society. Chicago: The University of Chicago Press.

Weaver, W. (1963). Recent contributions to the mathematical theory of communication. In The Mathematical Theory of Communication. Illinois: University of Illinois Press.

Wolf, M. (1992). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença.