Representação da Informação: Resumos e Linguagens Codificadas

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01013754
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular o método de ensino é teórico-prático. Recorrer-se-á à leitura e interpretação de textos, constituição de grupos de trabalho, essencialmente no que se refere às práticas de elaboração de resumos e classificação de documentos. Com esta metodologia procura fomentar-se a discussão  das questões mais relevantes dos conteúdos programáticos versados e desenvolver uma cultura de trabalho partilhado. A classificação final da disciplina resulta da soma dos seguintes elementos: assiduidade, participação nas aulas e nota dos testes individuais.

Resultados de Aprendizagem

Esta uc tem uma dimensão teórico-prática, sendo o seu objetivo geral desenvolver conhecimentos e competências que permitam ao/à aluno/a compreender e construir um pensamento crítico que sustente uma prática consistente no que se refere à elaboração de resumos e à classificação de documentos. Em termos específicos, espera-se que o/a aluno/a:

a) Compreenda o papel do resumo na construção e disseminação da produção científica;

b) Apreenda as fases e procedimentos da sua elaboração;

c) Identifique e ajuste a tipologia de resumos às necessidades;

d) Entenda o papel das linguagens codificadas na organização do conhecimento;

e) Apreenda os fundamentos, características e a estrutura dos diversos tipos de classificações bibliográficas;

f) Assimile os fundamentos, procedimentos e técnicas relativas à Classificação Decimal Universal;

g) Apresente as potencialidades deste sistema no que respeita à organização do conhecimento em catálogos sistemáticos e na arrumação física das obras.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Resumos

1. Os resumos e o seu papel na construção da ciência.

2. Origens, evolução e definição.

3. Princípios gerais a considerar na operação de resumir.

4. Tipologia e critérios de determinação.

5. Fases e procedimentos metodológicos inerentes à elaboração de um resumo, com base nas Normas internacionais.

II. Linguagens codificadas

1. Fundamentos e papel das classificações na representação e recuperação da informação.

2. Noção de “Classificação” e “Classificar”.

3. Breve apontamento histórico, definição, objetivos, características, construção e produtos resultantes deste tipo de linguagens.

4. Tipologia das linguagens codificadas [relativamente ao conteúdo e à estrutura].

5. Classificação Decimal Universal (CDU): fundamentos e estrutura.

6. Procedimentos e técnicas de aplicação da CDU.

7. O papel das linguagens codificadas e dos resumos na representação e recuperação da informação e na organização do conhecimento.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Manuela Tavares de Matos Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Assiduidade e participação nas aulas : 25.0%
Mini Testes: 75.0%

Bibliografia

National Information Standards Organization. (1997). ANSI Z39.14-1997: Guidelines for abstracts. Bethesda: Niso Press.

Buchanan, B. (1979). Theory of library classification. London: K. G. Saur.

Cleveland, D.B. & A.D. Cleveland (2001). Introduction to indexing and abstracting. Greenwood Village: Libraries Unlimited.

Maniez, J. (1993). Los lenguajes documentales y de clasificación: concepción, construcción y utilización en los sistemas documentales. Madrid: Fund. Germán Sánchez Ruipérez.

Pinto, M. (2001). El resumen documental: paradigmas, modelos y métodos. Madrid: Fund. Germán Sánchez Ruipérez.

NP418 (1976). Resumos analíticos para publicações e documentação. Lisboa: IPQ.

UDC Consortium (2005). Classificação Decimal Universal: tabela de autoridade. Lisboa: B. N.

Simões, M. G. (2008). Classificação Decimal Universal: fundamentos e procedimentos. Coimbra: Almedina.

Simões, M. G. (2011). Classificações bibliográficas: percurso de uma teoria. Coimbra: Almedina.