Preservação, Conservação e Restauro

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01013729
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A estrutura das aulas consistirá em exposições dos conteúdos programáticos e discussões sobre os tópicos apresentados, incentivando-se a participação dos/as alunos/as. São propostos exercícios de leitura, com a sequente análise e discussão de textos pertinentes, sessões teórico-práticas concebidas para ilustrar a matéria, com a realização de aulas práticas nas Bibliotecas e Arquivo da UC.

A avaliação consiste na elaboração e apresentação, em grupo, de um trabalho prático de investigação/aplicação de conhecimentos adquiridos e realização de um teste.

Resultados de Aprendizagem

Ao concluírem esta unidade curricular, espera-se que os/as alunos/as:

– Entendam e apreendam, de forma racional e crítica, os conceitos de Preservação, Conservação e Restauro;

– Compreendam e apliquem noções básicas ao nível da Preservação e Conservação de documentos gráficos;

– Adquiram competências para avaliar o estado de conservação dos acervos;

– Realizem diagnósticos de patologias nos documentos gráficos e possam lançar programas globais e estratégicos no âmbito da Preservação/Conservação Preventiva.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução

1.1. Preservação, Conservação e Restauro: definição de conceitos, questões terminológicas e éticas

1.2. Conservação Preventiva como opção estratégica

1.3. Programa de Preservação e Conservação.

2. Suportes e materiais: processos de produção, fatores de degradação, estratégias de preservação

2.1. O couro e o pergaminho

2.2. O papel

2.3. Suportes digitais.

3. Fatores internos e externos de degradação dos documentos gráficos

3.1. Condições ambientais: temperatura, humidade relativa, luz e qualidade do ar

3.2. Agentes de biodegradação. Controlo de pragas.

4. Avaliação do estado de conservação dos documentos. Etapas fundamentais do diagnóstico, documentação e registo.

5. Preservação e Conservação

5.1. Os edifícios: estrutura, estantes

5.2. Higienização de coleções

5.3. Manuseamento, acondicionamento e armazenamento

5.4. Exposições

5.5. Políticas de reprodução

5.6. Transferência de suportes

5.7. Prevenção de Desastres e Planos de Emergência.

Docente(s) responsável(eis)

Liliana Isabel Esteves Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Mini Testes: 40.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Baynes-Cope, A. D. (1989). Caring for books and documents. 2nd ed. London: The British Library,

Bandeira, A.  M. L. (1995). Pergaminho e papel em Portugal: tradição e conservação. Lisboa: Celpa; BAD.

Cabral, M. L. (2002). Amanhã é sempre longe demais: crónicas de preservação & conservação. Lisboa: Gabinete de Estudos a&b.

Casanovas, L. E. (1991). Bibliotecas e Arquivos. A conservação Preventiva como atitude e como prática. Cadernos BAD, 2, 43-56.

Directrizes da IFLA para a conservação e o manuseamento de documentos de biblioteca. (2004). Lisboa: BN.

Directrizes para a prevenção e controlo de desastres em arquivo. (2000). Lisboa: BN.

Flieder, F. & Duchein, M. (1993). Livros e documentos de arquivo: preservação e conservação. Lisboa: BAD.

Mcilwaine, J. (2008). Prevenção de Desastres e Planos de Emergência: manual básico da IFLA. Lisboa: BN.

Pavão, L. (1997). Conservação de colecções de fotografia. Lisboa: Dinalivro.