Preservação, Conservação e Restauro
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2017-2018
01013729
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A estrutura das aulas consistirá em exposições dos conteúdos programáticos e discussões sobre os tópicos apresentados, incentivando-se a participação dos/as alunos/as. São propostos exercícios de leitura, com a sequente análise e discussão de textos pertinentes, sessões teórico-práticas concebidas para ilustrar a matéria, com a realização de aulas práticas nas Bibliotecas e Arquivo da UC.
A avaliação consiste na elaboração e apresentação, em grupo, de um trabalho prático de investigação/aplicação de conhecimentos adquiridos e realização de um teste.
Resultados de Aprendizagem
Ao concluírem esta unidade curricular, espera-se que os/as alunos/as:
– Entendam e apreendam, de forma racional e crítica, os conceitos de Preservação, Conservação e Restauro;
– Compreendam e apliquem noções básicas ao nível da Preservação e Conservação de documentos gráficos;
– Adquiram competências para avaliar o estado de conservação dos acervos;
– Realizem diagnósticos de patologias nos documentos gráficos e possam lançar programas globais e estratégicos no âmbito da Preservação/Conservação Preventiva.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução
1.1. Preservação, Conservação e Restauro: definição de conceitos, questões terminológicas e éticas
1.2. Conservação Preventiva como opção estratégica
1.3. Programa de Preservação e Conservação.
2. Suportes e materiais: processos de produção, fatores de degradação, estratégias de preservação
2.1. O couro e o pergaminho
2.2. O papel
2.3. Suportes digitais.
3. Fatores internos e externos de degradação dos documentos gráficos
3.1. Condições ambientais: temperatura, humidade relativa, luz e qualidade do ar
3.2. Agentes de biodegradação. Controlo de pragas.
4. Avaliação do estado de conservação dos documentos. Etapas fundamentais do diagnóstico, documentação e registo.
5. Preservação e Conservação
5.1. Os edifícios: estrutura, estantes
5.2. Higienização de coleções
5.3. Manuseamento, acondicionamento e armazenamento
5.4. Exposições
5.5. Políticas de reprodução
5.6. Transferência de suportes
5.7. Prevenção de Desastres e Planos de Emergência.
Docente(s) responsável(eis)
Liliana Isabel Esteves Gomes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Mini Testes: 40.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Baynes-Cope, A. D. (1989). Caring for books and documents. 2nd ed. London: The British Library,
Bandeira, A. M. L. (1995). Pergaminho e papel em Portugal: tradição e conservação. Lisboa: Celpa; BAD.
Cabral, M. L. (2002). Amanhã é sempre longe demais: crónicas de preservação & conservação. Lisboa: Gabinete de Estudos a&b.
Casanovas, L. E. (1991). Bibliotecas e Arquivos. A conservação Preventiva como atitude e como prática. Cadernos BAD, 2, 43-56.
Directrizes da IFLA para a conservação e o manuseamento de documentos de biblioteca. (2004). Lisboa: BN.
Directrizes para a prevenção e controlo de desastres em arquivo. (2000). Lisboa: BN.
Flieder, F. & Duchein, M. (1993). Livros e documentos de arquivo: preservação e conservação. Lisboa: BAD.
Mcilwaine, J. (2008). Prevenção de Desastres e Planos de Emergência: manual básico da IFLA. Lisboa: BN.
Pavão, L. (1997). Conservação de colecções de fotografia. Lisboa: Dinalivro.