Planeamento e Avaliação de Serviços de Informação
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2024-2025
01013718
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A disciplina é lecionada em aulas de natureza teórico-prática, que se baseiam na exposição teórica dos fundamentos da gestão estratégica dos Serviços de Informação e na análise da sua missão na Sociedade da Informação e do Conhecimento, procurando incentivar o diálogo com os alunos através da discussão de textos e da aplicação dos conteúdos teóricos a exemplos concretos.
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina apresenta os princípios e metodologias que se encontram, implícita ou explicitamente, presentes no exercício da gestão estratégica das organizações. Deste modo o seu objetivo geral é dar a conhecer ao/à aluno/a o corpo teórico e crítico que fundamenta os procedimentos do planeamento e avaliação dos sistemas de informação. Como objetivos específicos pretende-se que o/a aluno/a:
(i) compreenda o papel que o planeamento desempenha no processo da gestão estratégica das organizações;
(ii) compreenda o papel que a avaliação desempenha como ferramenta de controlo e melhoria contínua da excelência das organizações;
(iii) adquira conhecimento das diversas técnicas e métodos de planeamento e avaliação de Serviços de Informação de Arquivo e de Biblioteca.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Gestão Estratégica de Serviços de Informação: estratégias genéricas e vantagens competitivas
2. A análise estratégica
2.1. Missão, visão e estratégia
2.2. Análise estratégica externa
2.3. Análise estratégica interna
3. Tipos e níveis de planeamento
4. O controlo estratégico
4.1. Sistemas normativos
4.2. Modelos dinâmicos
4.3. Modelos contingenciais
5. Avaliação dos recursos, processos, instrumentos, produtos e resultados
6. Fundamentos para a planificação e avaliação de Serviços de Informação: Qualidade, Marketing e Estudos de Utilizadores.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Assiduidade e participação nas aulas : 10.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Mini Testes: 60.0%
Bibliografia
Brophy, P. (2006). Measuring library performance: Principles and techniques. London: Facet.
Corral, Sheila (2000). Strategic management of information services: A planning handbook. London: Aslib.
Dess, G.; Lumpkin, G.T.; Eisner, A. B. (2006). Strategic Management: Text and Cases. Boston: McGraw-Hill, International Edition.
Marques, M. B. (2012). A Satisfação do Cliente de Serviços de Informação: as Bibliotecas Públicas da Região Centro. Coimbra. Tese de Doutoramento.
Markless, S. & Streatfield, D. (2006). Evaluating the impact of your library. London: Facet Publishing.
Pugh, L. P. (2005). Managing 21st century libraries. Maryland: Scarecrow Press.
Roberts, S. & Rowley, J. (2004). Managing information services. London: Facet Publishing.
Zeithaml, V. A. & Parasuraman, A. (2004). Service quality. Cambridge: Marketing Science Institute.
Textos de diversas publicações em série.