Planeamento e Avaliação de Serviços de Informação

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01013718
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A disciplina é lecionada em aulas de natureza teórico-prática, que se baseiam na exposição teórica dos fundamentos da gestão estratégica dos Serviços de Informação e na análise da sua missão na Sociedade da Informação e do Conhecimento, procurando incentivar o diálogo com os alunos através da discussão de textos e da aplicação dos conteúdos teóricos a exemplos concretos.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina apresenta os princípios e metodologias que se encontram, implícita ou explicitamente, presentes no exercício da gestão estratégica das organizações. Deste modo o seu objetivo geral é dar a conhecer ao/à aluno/a o corpo teórico e crítico que fundamenta os procedimentos do planeamento e avaliação dos sistemas de informação. Como objetivos específicos pretende-se que o/a aluno/a:

(i) compreenda o papel que o planeamento desempenha no processo da gestão estratégica das organizações;

(ii) compreenda o papel que a avaliação desempenha como ferramenta de controlo e melhoria contínua da excelência das organizações;

(iii) adquira conhecimento das diversas técnicas e métodos de planeamento e avaliação de Serviços de Informação de Arquivo e de Biblioteca.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Gestão Estratégica de Serviços de Informação: estratégias genéricas e vantagens competitivas

2. A análise estratégica

2.1. Missão, visão e estratégia

2.2. Análise estratégica externa

2.3. Análise estratégica interna

3. Tipos e níveis de planeamento

4. O controlo estratégico

4.1. Sistemas normativos

4.2. Modelos dinâmicos

4.3. Modelos contingenciais

5. Avaliação dos recursos, processos, instrumentos, produtos e resultados

6. Fundamentos para a planificação e avaliação de Serviços de Informação: Qualidade, Marketing e Estudos de Utilizadores.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso Marques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Assiduidade e participação nas aulas : 10.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Mini Testes: 60.0%

Bibliografia

Brophy, P. (2006). Measuring library performance: Principles and techniques. London: Facet.

Corral, Sheila (2000). Strategic management of information services: A planning handbook. London: Aslib.

Dess, G.; Lumpkin, G.T.; Eisner, A. B. (2006). Strategic Management: Text and Cases. Boston: McGraw-Hill, International Edition.

Marques, M. B. (2012). A Satisfação do Cliente de Serviços de Informação: as Bibliotecas Públicas da Região Centro. Coimbra. Tese de Doutoramento.

Markless, S. & Streatfield, D. (2006). Evaluating the impact of your library. London: Facet Publishing.

Pugh, L. P. (2005). Managing 21st century libraries. Maryland: Scarecrow Press.

Roberts, S.  & Rowley, J. (2004). Managing information services. London: Facet Publishing.

Zeithaml, V. A. & Parasuraman, A. (2004). Service quality. Cambridge: Marketing Science Institute.

Textos de diversas publicações em série.