Organização da Informação: Descrição de Recursos Bibliográficos
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2021-2022
01013707
Informação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
No desenvolvimento desta unidade curricular serão utilizados os seguintes métodos de ensino:
a) aulas expositivas;
b) aulas de catalogação manual e automatizada;
c) seminários de apresentação e discussão de trabalhos individuais e/ou de grupos;
d) visitas de estudo.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular os/as alunos/as deverão ser capazes de:
a) identificar as funções e os objetivos do catálogo enquanto instrumento imprescindível de organização e de recuperação da informação;
b) reconhecer os princípios, os processos e os produtos da catalogação descritiva;
c) aplicar corretamente a ISBD consolidada na descrição de diversos tipos de recursos bibliográficos tanto em contexto manual como em ambiente automatizado, bem como avaliar, de um modo geral, a qualidade das descrições bibliográficas;
d) identificar e avaliar os impactos e as mudanças provocadas pelas tecnologias de informação na catalogação e nos catálogos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O catálogo como instrumento de organização e recuperação da informação
1.1. Catalogação: conceitos e evolução.
1.2. Catálogo: funções e objetivos.
1.3. Catalogação descritiva: princípios, processos e produtos.
2. A descrição bibliográfica internacional normalizada
2.1. Normas nacionais e internacionais: âmbito, estrutura e aplicação.
2.2. A descrição manual e automatizada de recursos bibliográficos de acordo com a ISBD consolidada: conceitos e generalidades.
2.3. A descrição manual e automatizada de recursos bibliográficos de acordo com a ISBD consolidada: políticas; especificação e ordem dos elementos; níveis de detalhe.
2.4. A validação e o controlo da qualidade da descrição de recursos bibliográficos.
3. A descrição de recursos bibliográficos: entre o presente e o futuro
3.1. Os dados vinculados e as ferramentas de descobrimento: impactos na catalogação e nos catálogos.
3.2. As FRBR e as RDA: impactos na catalogação e nos catálogos.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Manuela Tavares de Matos Cardoso
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho de investigação: 10.0%
Participação nas aulas: 10.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Mini Testes: 50.0%
Bibliografia
Garrido Arilla, M. R.. (1996). Teoría e historia de la catalogación de documentos. Madrid: Sintesis,
IFLA (2012). Descrição bibliográfica internacional normalizada: ISBD. Lisboa: BNP.
IFLA Study Group on the Functional Requirements for Bibliographic Records. (2008). Requisitos funcionais dos registos bibliográficos: relatório final. Ed. em língua portuguesa. Lisboa : BNP.
Joint Steering Committee for Development of RDA. (2010). RDA: Resource Description and Access. Chicago: American Library Association; Ottawa: Canadian Library Association; London: CILIP.
Oliver, C. (2010). Introducing RDA: A guide to the basics. London: Facet Publishing.
Rodríguez-Bravo, B.; Travieso-Rodríguez, C.; Simões, M. da G.; Freitas, M. C. V. de (2014). Evaluating discovery tools in Portuguese and Spanish academic libraries. In International ISKO Conference, Cracóvia, 2, 2014 – Knowledge organization in the 21st century: Between historical patterns and future prospects (516-523). Würzburg: Ergon Verlag.