Marketing Estratégico de Serviços de Informação
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2024-2025
01013645
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A disciplina é lecionada em aulas de natureza teórico-prática, incentivando-se o diálogo com os/as alunos/as. Com esta metodologia pretende-se reforçar os conteúdos abordados nas aulas teóricas e desenvolver o espírito crítico na análise da vantagem competitiva e do posicionamento dos Serviços de Informação.
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina pretende introduzir os princípios gerais do Marketing e do ambiente onde ele opera, com particular destaque para o mercado dos Utilizadores de Serviços de Informação. Constitui-se como objetivo geral dar a conhecer o corpo teórico e crítico que fundamenta a importância do Marketing para a Gestão estratégica dos Serviços de Informação. Como objetivos específicos pretende-se que os/as alunos/as compreendam:
(i) as caraterísticas do Marketing de Organizações Não Lucrativas;
(ii) as diversas técnicas e métodos disponíveis, com particular destaque para a análise das variáveis do Marketing Mix;
(iii) a importância do estudo do mercado onde operam as organizações.
Espera-se que o/a aluno/a adquira um quadro mental e uma linguagem funcional que lhe permita reorientar a sua perspetiva da gestão dos Serviços de Informação centrada no cliente e numa visão sistémica que converge na criação de valor e no reforço da competitividade.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Fundamentos de Marketing.
1.1. Definição e conceito de Marketing
1.2. Marketing de produtos versus Marketing de serviços
1.3. A segmentação, o posicionamento e a diferenciação
1.4. A marca e as principais variáveis de marketing
1.5. O Plano de Marketing
1.6. Publicidade e comunicação
1.7. O Marketing na era digital.
II. Estudos de Utilizadores de Serviços de Informação.
2.1. Definição e conceito de Utilizador de Serviços de Informação
2. 2. Visão histórica e tendências atuais dos Estudos de Utilizadores
2.3. Objetivos e tipologias dos Estudos de Utilizadores
2.4. Metodologia de estudo do comportamento dos Utilizadores de Arquivos e de Bibliotecas.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Assiduidade, motivação/participação nas aulas (10%), apresentações orais e escritas de 2 textos: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Mini Testes: 50.0%
Bibliografia
Andreasen, A. R. & Kotler, P. (2003). Strategic marketing for nonprofit organizations. Upper Saddle River, NJ:Prentice Hall.
Brito, C. M. & Lencastre, P. de (2000). Os horizontes do marketing. Lisboa: Verbo.
González Teruel, A. (2005). Los estudios de necesidades y usos de la información: fundamentos y perspectivas actuales. Gijón: Ediciones Trea.
Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I. (2010). Marketing 3.0: from products to customers to the Human Spirit. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
Marques, M. B. (2012). A Satisfação do Cliente de Serviços de Informação: as Bibliotecas Públicas da Região Centro. Coimbra. Tese de doutoramento.
Rowley, J. E. (2006). Information marketing. Aldershot: Ashgate.
Torres Rosell, A. (2006). Marketing y Archivos. Gijón: Ediciones Trea.
Vieira, J. M. C. (2000). Inovação e marketing de serviços. Lisboa: Editorial Verbo.
Textos de diversas publicações em série.