Marketing Estratégico de Serviços de Informação

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01013645
Área Científica
Gestão de Serviços de Informação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A disciplina é lecionada em aulas de natureza teórico-prática, incentivando-se o diálogo com os/as alunos/as. Com esta metodologia pretende-se reforçar os conteúdos abordados nas aulas teóricas e desenvolver o espírito crítico na análise da vantagem competitiva e do posicionamento dos Serviços de Informação.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina pretende introduzir os princípios gerais do Marketing e do ambiente onde ele opera, com particular destaque para o mercado dos Utilizadores de Serviços de Informação. Constitui-se como objetivo geral dar a conhecer o corpo teórico e crítico que fundamenta a importância do Marketing para a Gestão estratégica dos Serviços de Informação. Como objetivos específicos pretende-se que os/as alunos/as compreendam:

(i) as caraterísticas do Marketing de Organizações Não Lucrativas;

(ii) as diversas técnicas e métodos disponíveis, com particular destaque para a análise das variáveis do Marketing Mix;

(iii) a importância do estudo do mercado onde operam as organizações.

Espera-se que o/a aluno/a adquira um quadro mental e uma linguagem funcional que lhe permita reorientar a sua perspetiva da gestão dos Serviços de Informação centrada no cliente e numa visão sistémica que converge na criação de valor e no reforço da competitividade.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Fundamentos de Marketing.

1.1. Definição e conceito de Marketing

1.2. Marketing de produtos versus Marketing de serviços

1.3. A segmentação, o posicionamento e a diferenciação

1.4. A marca e as principais variáveis de marketing

1.5. O Plano de Marketing

1.6. Publicidade e comunicação

1.7. O Marketing na era digital.

II. Estudos de Utilizadores de Serviços de Informação.

2.1. Definição e conceito de Utilizador de Serviços de Informação

2. 2. Visão histórica e tendências atuais dos Estudos de Utilizadores

2.3. Objetivos e tipologias dos Estudos de Utilizadores

2.4. Metodologia de estudo do comportamento dos Utilizadores de Arquivos e de Bibliotecas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso Marques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Assiduidade, motivação/participação nas aulas (10%), apresentações orais e escritas de 2 textos: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Mini Testes: 50.0%

Bibliografia

Andreasen, A. R. & Kotler, P. (2003). Strategic marketing for nonprofit organizations. Upper Saddle River, NJ:Prentice Hall.

Brito, C. M. & Lencastre, P. de (2000). Os horizontes do marketing. Lisboa: Verbo.

González Teruel, A. (2005). Los estudios de necesidades y usos de la información: fundamentos y perspectivas actuales. Gijón: Ediciones Trea.

Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I. (2010). Marketing 3.0: from products to customers to the Human Spirit. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.

Marques, M. B. (2012). A Satisfação do Cliente de Serviços de Informação: as Bibliotecas Públicas da Região Centro. Coimbra. Tese de doutoramento.

Rowley, J. E. (2006). Information marketing. Aldershot: Ashgate.

Torres Rosell, A. (2006). Marketing y Archivos. Gijón: Ediciones Trea.

Vieira, J. M. C. (2000). Inovação e marketing de serviços. Lisboa: Editorial Verbo.

Textos de diversas publicações em série.