Gestão de Serviços de Informação
0
2017-2018
01013628
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A disciplina de GSI é lecionada em aulas de natureza teórico-prática que se baseiam na exposição teórica dos fundamentos da GSI e na análise das melhores práticas nacionais e internacionais no domínio das Bibliotecas e dos Arquivos. A avaliação consiste na realização de um exame escrito presencial.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina de GSI pretende, tal como refere a sua própria designação, introduzir os princípios gerais da Gestão e o contributo desta área científica para o posicionamento dos Arquivos e das Bibliotecas na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Deste modo, constitui-se como objetivo geral dar a conhecer ao/à aluno/a o corpo teórico e crítico que fundamenta o exercício da Gestão das Organizações a partir de uma visão global do que é uma organização e também de uma perspetiva do contexto que condiciona o seu desenvolvimento e afeta a sua sobrevivência. Como objetivos específicos pretende-se que os/as alunos/as compreendam:
(i) o papel que a gestão desempenha no processo conducente à excelência das organizações;
(ii) as caraterísticas específicas da Gestão dos Serviços de Informação de Arquivo e de Biblioteca;
(iii) as ferramentas e técnicas disponíveis nas diversas etapas do processo de gestão.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Enquadramento e análise dos conceitos de organização e de empresa.
II. Teorias Organizacionais.
2.1. A abordagem clássica
2.2. O movimento das relações humanas
2.3. A GQT
2.4. Novas abordagens e tendências.
III. O comportamento organizacional e Gestão.
3.1. A organização como sistema fechado
3.2. A organização como sistema aberto
3.3. A organização como construção social.
IV. O processo de Gestão: Planeamento, Organização, Liderança, Controlo.
V. Os sistemas de Arquivo e de Biblioteca enquanto organizações de serviços.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso Marques
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Chiavenato, I. (1999). Administração nos novos tempos: os novos horizontes em Administração. São Paulo: Makron Books.
Smith, Bucklin & Associates, Inc. (2000). The complete guide to nonprofit management. New York: John Wiley & Sons.
Drucker, P. F. (1993). As organizações sem fins lucrativos. Lisboa: Difusão Cultural.
Lisboa, João (et al.). (2004). Introdução à gestão de organizações. Porto: Vida Económica.
Marques, M. B. P. de S. M. (2012). A Satisfação do Cliente de Serviços de Informação: as Bibliotecas Públicas da Região Centro. Coimbra. Tese de doutoramento.
Peters, T. J.; Waterman JR., Robert H. (1987). Na senda da excelência: o exemplo das empresas norte-americanas mais bem geridas. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Riddle, J. (2002). Managing a Nonprofit. Avon (Mass.): Adams Media Corp. Textos de diversas publicações em série.