Gestão de Serviços de Informação

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01013628
Área Científica
Gestão de Serviços de Informação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A disciplina de GSI é lecionada em aulas de natureza teórico-prática que se baseiam na exposição teórica dos fundamentos da GSI e na análise das melhores práticas nacionais e internacionais no domínio das Bibliotecas e dos Arquivos. A avaliação consiste na realização de um exame escrito presencial.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de GSI pretende, tal como refere a sua própria designação, introduzir os princípios gerais da Gestão e o contributo desta área científica para o posicionamento dos Arquivos e das Bibliotecas na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Deste modo, constitui-se como objetivo geral dar a conhecer ao/à aluno/a o corpo teórico e crítico que fundamenta o exercício da Gestão das Organizações a partir de uma visão global do que é uma organização e também de uma perspetiva do contexto que condiciona o seu desenvolvimento e afeta a sua sobrevivência. Como objetivos específicos pretende-se que os/as alunos/as compreendam:

(i) o papel que a gestão desempenha no processo conducente à excelência das organizações;

(ii) as caraterísticas específicas da Gestão dos Serviços de Informação de Arquivo e de Biblioteca;

(iii) as ferramentas e técnicas disponíveis nas diversas etapas do processo de gestão.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Enquadramento e análise dos conceitos de organização e de empresa.

II. Teorias Organizacionais.

2.1. A abordagem clássica

2.2. O movimento das relações humanas

2.3. A GQT

2.4. Novas abordagens e tendências.

III. O comportamento organizacional e Gestão.

3.1. A organização como sistema fechado

3.2. A organização como sistema aberto 

3.3. A organização como construção social.

IV. O processo de Gestão: Planeamento, Organização, Liderança, Controlo.

V. Os sistemas de Arquivo e de Biblioteca enquanto organizações de serviços.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso Marques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Chiavenato, I. (1999). Administração nos novos tempos: os novos horizontes em Administração. São Paulo: Makron Books.

Smith, Bucklin & Associates, Inc. (2000). The complete guide to nonprofit management. New York: John Wiley & Sons.

Drucker, P. F. (1993). As organizações sem fins lucrativos. Lisboa: Difusão Cultural.

Lisboa, João (et al.). (2004). Introdução à gestão de organizações. Porto: Vida Económica.

Marques, M. B. P. de S. M. (2012). A Satisfação do Cliente de Serviços de Informação: as Bibliotecas Públicas da Região Centro. Coimbra. Tese de doutoramento.

Peters, T. J.; Waterman JR., Robert H. (1987). Na senda da excelência: o exemplo das empresas norte-americanas mais bem geridas. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Riddle, J. (2002). Managing a Nonprofit. Avon (Mass.): Adams Media Corp. Textos de diversas publicações em série.