Filosofia do Conhecimento
0
2024-2025
01013527
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O método usado inclui componentes de lições de síntese e de seminário de investigação.
A maior parte do tempo será ocupada com a discussão de textos e das questões filosóficas que eles suscitam.
Resultados de Aprendizagem
A teoria do conhecimento persegue dois objetivos: por um lado, clarificar a natureza, origem e alcance do conhecimento humano e, por outro, justificar e explicar a possibilidade do conhecimento.
No final do curso espera-se que os/as alunos(as) sejam capazes de mostrar as competências práticas, intelectuais e transferíveis próprias deste nível de ensino e em particular sejam capazes de demonstrar:
- familiaridade com os problemas centrais da teoria do conhecimento e alguma compreensão elementar das principais teorias filosóficas aplicáveis neste domínio e muito particularmente a justificação de tais teorias.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Conceitos básicos.
II. Natureza do conhecimento
III. Fontes do conhecimento.
IV. Verdade, justificação
V. Cepticismo.
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Participação e discussão nas aulas: 15.0%
Discussão oral final: 25.0%
Trabalhos escritos e testes: 60.0%
Bibliografia
Relevant entries from Stanford Encyclopedia of Philosophy.
Pritchard, D., A. Millar, & A. Haddock, 2010. The Nature and Value of Knowledge, New York: Oxford University Press.
Williamson, Timothy. 2000. Knowledge and its Limits. Oxford: Oxford University Press.
Pritchard, Duncan, 2014. What is this thing called knowledge? 3. ed. London /New York: Routledge
Bernecker, Sven & Pritchard, Duncan.eds. 2011.The Routledge companion to epistemology. London /New York : Routledge.
Sosa, Ernest, Jaegwon Kim, Jeremy Fantl, and Matthew McGrath, eds,2008. Epistemology: an Anthology, 2nd edition . Oxford: Blackwell.