Filosofia do Conhecimento
0
2015-2016
01013527
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O método usado inclui componentes de lições de síntese e de seminário de investigação.
A maior parte do tempo será ocupada com a discussão de textos e das questões filosóficas que eles suscitam.
Resultados de Aprendizagem
A teoria do conhecimento persegue dois objetivos: por um lado, clarificar a natureza, origem e alcance do conhecimento humano e, por outro, justificar e explicar a possibilidade do conhecimento.
No final do curso espera-se que os/as alunos(as) sejam capazes de mostrar as competências práticas, intelectuais e transferíveis próprias deste nível de ensino e em particular sejam capazes de demonstrar:
- familiaridade com os problemas centrais da teoria do conhecimento e alguma compreensão elementar das principais teorias filosóficas aplicáveis neste domínio e muito particularmente a justificação de tais teorias.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Conceitos básicos.
II. Natureza do conhecimento
III. Fontes do conhecimento.
IV. Verdade, justificação
V. Cepticismo.
Docente(s) responsável(eis)
António Manuel Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Participação e discussão nas aulas: 15.0%
Discussão oral final: 25.0%
Trabalhos escritos e testes: 60.0%
Bibliografia
Relevant entries from Stanford Encyclopedia of Philosophy.
Pritchard, D., A. Millar, & A. Haddock, 2010. The Nature and Value of Knowledge, New York: Oxford University Press.
Williamson, Timothy. 2000. Knowledge and its Limits. Oxford: Oxford University Press.
Pritchard, Duncan, 2014. What is this thing called knowledge? 3. ed. London /New York: Routledge
Bernecker, Sven & Pritchard, Duncan.eds. 2011.The Routledge companion to epistemology. London /New York : Routledge.
Sosa, Ernest, Jaegwon Kim, Jeremy Fantl, and Matthew McGrath, eds,2008. Epistemology: an Anthology, 2nd edition . Oxford: Blackwell.