Seminário em Filosofia II
0
2024-2025
01013403
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Lições Introdutórias e Seminário de Investigação.
A maior parte do tempo será ocupada com a discussão de textos e das questões filosóficas que eles suscitam.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
a) Iniciar os estudantes na leitura e interpretação de textos filosóficos mais extensos.
b) Fomentar uma reflexão crítica sobre aspectos centrais da condição humana.
c) Exercitar a capacidade de leitura crítica e de escrita de um texto filosófico seguindo um padrão metodológico definido.
Competências a desenvolver:
No final do curso, os estudantes devem estar habilitados a demonstrar as competências cognitivas bem como as competências práticas transferíveis correspondentes a este nível académico e muito em particular devem ser capazes de mostrar:
a) Uma compreensão de argumentos filosóficos tal como aparecem no contexto original;
b) Uma capacidade de parafrasear e explicar argumentos filosóficos;
c) A capacidade de fazer uma análise e comentário detalhado de textos filosóficos;
d) A capacidade de usar uma terminologia filosófica especializada na produção de texto filosófico seguindo um padrão metodológico bem definido.
Estágio(s)
NãoPrograma
Seminário de Pesquisa. Este Seminário oferece uma oportunidade de estudos avançados sobre questões filosóficas aos alunos interessados em aprofundar os seus conhecimentos, indo além das bases introdutórias de outras unidades curriculares. O conteúdo programático pode variar muito de acordo com a escolha dos textos e temas a analisar em cada semestre e pode cobrir as mais variadas áreas e épocas da filosofia, consoante as preferências e especializações dos docentes responsáveis.
Indicação exemplificativa: o curso pode versar sobre um texto nuclear (como A República ou o Timeu de Platão; o De anima ou a Ética a Nicómaco de Aristóteles, as Meditações de Descartes, A Crítica da Razão Pura de Kant ou Tratado da Natureza Humana de Hume...) ou sobre um tema (por exemplo: “destino, determinismo e liberdade”, “Teorias da percepção”, “Pensamento da relação”, “Filosofia e Medicina”, “Filosofia e Literatura”).
N.B.: antes do início de cada semestre será anunciado um roteiro temático específico.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação e discussão nas aulas: 15.0%
Discussão oral final: 25.0%
Trabalhos escritos e testes: 60.0%
Bibliografia
A bibliografia ativa e auxiliar variará consoante as edições do Seminário e será divulgada através dos canais académicos, em cada ano letivo, em tempo útil. | Active and auxiliar bibliography will change according to the editions of the Seminar and will be available, each year, in due time, on the academic media.