Seminário em Filosofia II

Ano
0
Ano lectivo
2020-2021
Código
01013403
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O método usado inclui componentes de lições de síntese e de seminário de investigação.

A maior parte do tempo será ocupada com a discussão de textos e das questões filosóficas que eles suscitam.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

a) Iniciar os estudantes na leitura e interpretação de textos filosóficos mais extensos.

b) Fomentar uma reflexão crítica sobre aspectos centrais da condição humana.

c) Exercitar a capacidade de leitura crítica e de escrita de um texto filosófico seguindo um padrão metodológico definido.

 

Competências a desenvolver:

No final do curso, os estudantes devem estar habilitados a demonstrar as competências cognitivas bem como as competências práticas transferíveis correspondentes a este nível académico e muito em particular devem ser capazes de mostrar:

a) Uma compreensão de argumentos filosóficos tal como aparecem no contexto original;

b) Uma capacidade de parafrasear e explicar argumentos filosóficos;

c) A capacidade de fazer uma análise e comentário detalhado de textos filosóficos;

d) A capacidade de usar uma terminologia filosófica especializada na produção de texto filosófico  seguindo um padrão metodológico bem definido.

Estágio(s)

Não

Programa

O conteúdo programático pode variar muito de acordo com a escolha dos textos e temas a analisar em cada semestre e pode cobrir as mais variadas áreas e épocas da filosofia.

Indicação exemplificativa: o curso pode versar sobre um texto nuclear (como A República ou o Timeu de Platão; o De anima ou a Ética a Nicómaco de Aristóteles, as Meditações de Descartes, A Crítica da Razão Pura de Kant ou Tratado da Natureza Humana de Hume...) ou sobre um tema (por exemplo: “destino, determinismo e liberdade”, “Teorias da percepção”, “Pensamento da relação”, “Filosofia e Medicina”, “Filosofia e Literatura”).

N.B.: antes do início do semestre será indicado, em cada ano, um roteiro temático específico para cada semestre.

Docente(s) responsável(eis)

Edmundo Manuel Porém Balsemão Pires

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação e discussão nas aulas: 15.0%
Discussão oral final: 25.0%
Trabalhos escritos e testes: 60.0%

Bibliografia

Entradas relevantes/ anotações relevantes da Enciclopédia de Filosofia de Stanford / Relevant entries from Stanford Enciclopedia of Philosophy.