Seminário em Filosofia II
0
2017-2018
01013403
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O método usado inclui componentes de lições de síntese e de seminário de investigação.
A maior parte do tempo será ocupada com a discussão de textos e das questões filosóficas que eles suscitam.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
a) Iniciar os estudantes na leitura e interpretação de textos filosóficos mais extensos.
b) Fomentar uma reflexão crítica sobre aspectos centrais da condição humana.
c) Exercitar a capacidade de leitura crítica e de escrita de um texto filosófico seguindo um padrão metodológico definido.
Competências a desenvolver:
No final do curso, os estudantes devem estar habilitados a demonstrar as competências cognitivas bem como as competências práticas transferíveis correspondentes a este nível académico e muito em particular devem ser capazes de mostrar:
a) Uma compreensão de argumentos filosóficos tal como aparecem no contexto original;
b) Uma capacidade de parafrasear e explicar argumentos filosóficos;
c) A capacidade de fazer uma análise e comentário detalhado de textos filosóficos;
d) A capacidade de usar uma terminologia filosófica especializada na produção de texto filosófico seguindo um padrão metodológico bem definido.
Estágio(s)
NãoPrograma
O conteúdo programático pode variar muito de acordo com a escolha dos textos e temas a analisar em cada semestre e pode cobrir as mais variadas áreas e épocas da filosofia.
Indicação exemplificativa: o curso pode versar sobre um texto nuclear (como A República ou o Timeu de Platão; o De anima ou a Ética a Nicómaco de Aristóteles, as Meditações de Descartes, A Crítica da Razão Pura de Kant ou Tratado da Natureza Humana de Hume...) ou sobre um tema (por exemplo: “destino, determinismo e liberdade”, “Teorias da percepção”, “Pensamento da relação”, “Filosofia e Medicina”, “Filosofia e Literatura”).
N.B.: antes do início do semestre será indicado, em cada ano, um roteiro temático específico para cada semestre.
Docente(s) responsável(eis)
António Manuel Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação e discussão nas aulas: 15.0%
Discussão oral final: 25.0%
Trabalhos escritos e testes: 60.0%
Bibliografia
Entradas relevantes/ anotações relevantes da Enciclopédia de Filosofia de Stanford / Relevant entries from Stanford Enciclopedia of Philosophy.