Filosofia Contemporânea
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2019-2020
01013357
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas com a exigência de leitura de, pelo menos, uma obra de cada filósofo estudado. O ensino e a aprendizagem nesta cadeira terão como ponto de partida aulas teóricas expositivas sobre os principais tópicos a analisar e aulas práticas de debate e questionamento a partir de textos dos filósofos estudados e previamente indicados para o efeito.
Resultados de Aprendizagem
Uma competência filosófica nos autores e nas problemáticas da disciplina aliada a uma disponibilidade responsável, quer para a investigação/leitura, quer para o exercício do pensamento (que, por essência, é sempre "crítico") e sua exposição oral e escrita.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Introdução
1. A problematicidade do ensino da história da filosofia: Pensamento/Filosofia e História da Filosofia.
2. Delimitação cronológico-teórica da Contemporaneidade Filosófica.
3. Traços marcantes, singularizantes, da Filosofia Contemporânea
4. As grandes correntes da Contemporaneidade Filosófica
II. A contemporaneidade filosófica de S. Kierkegaard a Jacques Derrida
I. Os críticos da Modernidade
1. S. Kierkegaard
2. F. Nietzsche
3. S. Freud
II. Os filósofos da existência
1. E. Husserl
2. M. Heidegger
III. Os filósofos da Alteridade absoluta
1. E. Levinas
2. J. Derrida.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Fernanda Bernardo Alves
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Mini Testes: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
- Châtelet, História da Filosofia, volumes 7 e 8, D. Quixote, Lisboa, 1977.
- G. Hottois, De la Renaissance à la Postmodernité, De Boeck, Bruxelles, 1997.
- Jean-Louis Dumas, Histoire de la Pensée. Les Temps Modernes, Poche, Paris, 1993.
- Bréhier, Emile, Histoire de la Philosophie - XIX et XX siècles, PUF, Paris, 1981.