Filosofia Contemporânea

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01013357
Área Científica
Filosofia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com a exigência de leitura de, pelo menos, uma obra de cada filósofo estudado. O ensino e a aprendizagem nesta cadeira terão como ponto de partida aulas teóricas expositivas sobre os principais tópicos a analisar e aulas práticas de debate e questionamento a partir de textos dos filósofos estudados e previamente indicados para o efeito.

Resultados de Aprendizagem

Uma competência filosófica nos autores e nas problemáticas da disciplina aliada a uma disponibilidade responsável, quer para a investigação/leitura, quer  para o exercício do pensamento (que, por essência, é sempre "crítico") e sua exposição oral e escrita.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Introdução

1. A problematicidade do ensino da história da filosofia: Pensamento/Filosofia e História da Filosofia.

2. Delimitação cronológico-teórica da Contemporaneidade Filosófica.

3. Traços marcantes, singularizantes, da Filosofia Contemporânea

4. As grandes correntes da Contemporaneidade Filosófica

 

II. A contemporaneidade filosófica de S. Kierkegaard a Jacques Derrida

I. Os críticos da Modernidade

1. S. Kierkegaard

2. F. Nietzsche

3. S. Freud

 

II. Os filósofos da existência

1. E. Husserl

2. M. Heidegger

 

III. Os filósofos da Alteridade absoluta

1. E. Levinas

2. J. Derrida.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Fernanda Bernardo Alves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Mini Testes: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

- Châtelet, História da Filosofia, volumes 7 e 8, D. Quixote, Lisboa, 1977.
- G. Hottois, De la Renaissance à la Postmodernité, De Boeck, Bruxelles, 1997.
- Jean-Louis Dumas, Histoire de la Pensée. Les Temps Modernes, Poche, Paris, 1993.
- Bréhier, Emile, Histoire de la Philosophie - XIX et XX siècles, PUF, Paris, 1981.