União Europeia como Ator Global

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01013321
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Para o cumprimento dos objetivos de aprendizagem, a unidade curricular combinará o método expositivo com uma componente mais interativa que privilegiará a análise crítica e debate de leituras recomendadas. O objetivo é estimular uma abordagem de aprendizagem ativa que sirva de base para o percurso académico dos/as estudantes. Com o mesmo objetivo, os/as estudantes desenvolverão competências ao nível da análise de estudos de caso e da elaboração de trabalhos académicos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa proporcionar aos alunos os quadros teóricos e conceptuais necessários à avaliação da relevância e forma de atuação da União Europeia na sua relação com os outros atores do sistema internacional.

No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:

1. Compreender a evolução e o significado da EU como ator global

2. Identificar a estrutura institucional que suporta a ação externa da EU

3. Comparar a ação externa da UE em diferentes áreas de política

4. Identificar e explicar os principais obstáculos ao exercício e consolidação da ação externa da UE

5. Compreender as percepções externas relativamente à UE como ator global.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos introdutórios: atores e "actorness"

2. A evolução da "actorness" da UE: processos e instituições

3. Identidade e papéis da UE

4. A UE como potência económica e ator na política comercial

5. A UE como ator humanitário e de desenvolvimento

6. O papel de liderança da UE na política ambiental e combate às alterações climáticas

7. A UE como ator regional: alargamento e política europeia de vizinhança

8. A UE como comunidade de segurança e ator militar: as renovadas PESC e PCSD

9. A UE como ator global: perceções externas.

Docente(s) responsável(eis)

Pascoal Santos Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Bradford, A. (2020). The Brussels Effect: How the European Union Rules the World. Oxford.

Bretherton, C., & Vogler, J. (2006). The European Union as a Global Actor. Routledge.

Chaban, N., Niemann, A., & Speyer, J. (eds.) (2020). Changing Perceptions of the EU at Times of Brexit. Routledge.

Conceição-Heldt, E., & Meunier, S. (eds.) (2017). Speaking with a Single Voice: The EU as an effective actor in global governance? Routledge.

Duke, S. (2016). Europe as a Strong Global Actor; Challenges and Stategic Responses. Palgrave Macmillan.

Hill, C., Smith, M., & Vanhoonacker, S. (eds.) (2017). International Relations and the European Union (3ª ed.). Oxford.

Koops, J. A., & Macaj, G., (eds.) (2015). The European Union as Diplomatic Actor. Palgrave Macmillan.