Seminário em Estudos Europeus
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2015-2016
01013310
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Nao aplicável
Métodos de Ensino
1. Compartimentação do tempo lectivo semanal em duas partes:
a) uma, que é ocupada pela exposição temática do docente, na conformidade do programa, ilustrada e fundamentada com excertos documentais, articulados com o desenvolvimento explicativo do assunto em curso de lecionação;
b) outra, que privilegia a participação do aluno nos debates previstos e nos relatórios distribuídos para apresentação calendarizada ao longo das sessões letivas.
2. A unidade curricular funciona em regime de seminário. A avaliação é contínua, o que pressupõe presença continuada e participativa dos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
1. A unidade curricular, subdividida em três módulos temáticos, pretende que os estudantes, distribuídos por turmas, sejam capazes de:
a) avaliar a relação da Portugal nos seus dilemas e alternâncias estratégicas entre o Mar e a Europa, posicionar os portugueses consigo próprios e com o(s) outro(s), através das atitudes e atuações perante a Europa em construção, no confronto com os projetos de unidade e com o processo de integração;
a) pensar a Europa a partir da História, perante os dilemas entre a ânsia da paz e da unidade e os dramas da guerra e do ódio;
b) pensar a matriz filosófica da Europa, identificar os grandes momentos do logos europeu e o seu efeito na época atual.
2. Pretende-se desenvolver capacidades analíticas e reflexivas, de intervenção crítica e de iniciação à investigação, com a realização de um trabalho escrito a partir da fontes acessíveis, preparando o estudante para a inserção em estudos pós-graduados.
3. Está implícita também uma pretensão de cidadania.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo 1. Portugal, a Europa e o Mar: dilemas do passado, desafios do presente
a) Entre o apelo do mar e o apego à terra: “do grande oceano por achar” à ideia de Europa e ao processo de integração comunitária, na contemporaneidade (1830-2014)
b) A Europa como mar e a Europa no mar: “casar” o mar português com a terra europeia – estratégias nacionais e política marítima integrada europeia
Módulo 2. Fronteiras da ficção, espaços na ficção-a questão da Europa
a) A Europa entre o desejo de paz e as experiências de guerra-séc. XIX-XX
b) Os projetos de Europa Nova e os ideais europeus das resistências
Módulo 3. A raiz filosófica da ideia de Europa. E. Husserl e a tese segundo a qual a Europa nasce com a filosofia
a) O advento do logos na Europa.O império moderno do pensamento calculador; a importância de uma reinterpretação de outras formas do olhar europeu
b) A Europa contemporânea sob o signo da crise. Crise económica, crise de valores, crise de sentido e o papel da Filosofia
Docente(s) responsável(eis)
António Martins Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Funcionando em regime de seminário, a avalição é contínua contemplando, entre outros possíveis elementos: a) participação ativa nos debates e apresentação de relatórios temáticos b) elaboração dum trabalho de iniciação à investigação, a partir de fontes documentais c) realização duma prova escrita presencial: 100.0%
Bibliografia
.• Mód.1
- CUNHA, Paulo Pitta e-Portugal e o Mar. Lisboa: FFMS, 2011
- MATEUS, Augusto (coord.)-25 anos de Portugal Europeu. Lisboa: FFMS, 2013
- SILVA, António Martins da – Portugal e a Europa: distanciamento e reencontro. A ideia de Europa e a integração europeia: ecos, reações e posicionamentos (1830-2005). Viseu: Palimage, 2005. (Indicam-se, no fim, bibliografia estruturada e fontes documentais)
• Mód. 2
- FRÉCHET, Helène (coord.) – Penser et construire l'Europe 1919-1992. Paris, Édit. du Temps, 2007.
- RÉAU, Elisabeth – La construction européenne au XXeme siècle: Fondements, enjeux, défis. Paris: Édit. du Temps, 2007
- RIBEIRO, M. M. Tavares (coord.) – Ideias de Europa. Que fronteiras? Coimbra: CEIS20/Quarteto, 2004
• Mód. 3
- GADAMER, Hans-Georg – Herança e futuro da Europa. Lisboa: Edições 70, 2009
- MORIN, E. – Penser l´Europe. Paris: Gallimard, 1990
- KANT, I. – «Resposta à pergunta: o que é o iluminismo?». In A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Ed. 70, 2013