Relações Económicas e Sociais Contemporâneas
0
2017-2018
01013295
História
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará em regime teórico-prático: apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e orientação de tarefas pelo professor; apresentação e debate de comentários e tarefas pelos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Visa-se aprofundar a informação utilizável sobre os antecedentes, os contextos de surgimento e a evolução da CEE/UE desde o fim da Segunda Guerra Mundial até aos nossos dias. Procura-se comparar diferentes leituras, aventadas por investigadores em história e outras ciências sociais. Focaliza-se a atenção nas vertentes político-ideológica e económico-financeira; nos cenários europeu e mundial; nos países centrais, semiperiféricos e periféricos; nos Estados capitalistas e do "socialismo real".
Poder-se-ão adquirir competências de recolha e tratamento de dados, quer sobre o processo de "integração comunitária", quer acerca da evolução recente da Europa e do Mundo; de reconhecimento das características que permitem identificar nações muito e pouco desenvolvidas, países capitalistas e socialistas, diferentes regimes políticos; de contextualização de fenómenos actuais como a "globalização neoliberal" e um eventual "conflito de civilizações".
Estágio(s)
NãoPrograma
1- As regionalidades social e económica.
2- Tipologia de regimes políticos e de modos de produção.
3- Correntes de pensamento económico.
4- A Europa e o Mundo do imediato pós-Segunda Guerra Mundial à actualidade.
5- Reconstrução, Guerra Fria e Estado-Providência: as zonas desenvolvidas do "bloco capitalista".
6- Ascensão e queda dos "socialismos reais": o modelo estalinista.
7- Colonialismo, independências e pós-colonialismo: ciclos de pobreza, crescimento ou desenvolvimento.
8- O futuro da globalização.
Docente(s) responsável(eis)
João Paulo Cabral de Almeida Avelãs Nunes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame escrito — e, eventualmente, prova oral—, recensão crítica (tarefas obrigatórias); participação informal nas aulas, preparação e apresentação de temas, realização de trabalhos de investigação bibliográfico-documental, organização de conferências-debate e de visitas de estudo, etc. (tarefas facultativas).: 100.0%
Bibliografia
ARACIL, Rafael e outros, El Mundo actual. De la Segunda Guerra Mundial a nuestros días, Barcelona, Ediciones Universitat de Barcelona, 1998.
BERSTEIN, Serge, Démocracies, régimes autoritaires et totalitarismes au XX siècle, Paris, Librairie Hachette, 1992.
BRAUDEL, Fernand, Gramática das civilizações, Lisboa, Editorial Teorema, 1989.
CHAGNOLLAUD, Jean-Paul, Relations internationales contemporaines, Paris, Éditions L'Harmattan, 1999.
DROZ, Bernard e ROWLEY, Anthony, História do século XX, 4 volumes, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1988-1993.
GALBRAITH, John Kenneth, Viagem através da economia do nosso século, Lisboa, Círculo de Leitores, 1995.
HOBSBAWM, Eric, A era dos extremos. História breve do século XX (1914-1991), Lisboa, Editorial Presença, 1996.
LÉON, Pierre (dir.), História económica e social do Mundo, Lisboa, Sá da Costa Editora, 1982, vols. V e VI.
VALÉRIO, Nuno e NUNES, Ana Bela, O crescimento económico moderno, Lisboa, Editorial Presença, 1995.