Portugal e a Integração Europeia

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01013289
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

 

Métodos de Ensino

Uma parte do tempo letivo é ocupada por exposição temática da docente, apoiada em suportes audiovisuais; outra parte inclui a análise e apresentação em aula de leituras realizadas pelos estudantes de textos (documentais e académicos) e  a visualização de vídeos alusivos aos temas lecionados, para posterior discussão. Para efeitos de avaliação, os alunos têm d realizar  uma recensão a um texto, que além de escrita terá de ser apresentada oralmente em aula. 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o estudante saiba relacionar Portugal com o processo de integração europeia, refletindo sobre os diferentes posicionamentos portugueses face ao projeto. Deverá conhecer e saber explicar as razões portuguesas favoráveis e contrárias ao projeto de integração europeia e à integração de Portugal, assim como identificar os principais atores envolvidos na discussão. Deverá compreender as problemáticas da integração portuguesa nas Comunidades Europeias como um processo de integração ibérica, conhecer a progressão de Portugal dentro das Comunidades/UE, identificar posicionamentos e propostas relativamente à evolução política do projeto comunitário, saber e apreciar os resultados conseguidos na sua participação no processo de integração.

Estágio(s)

Não

Programa

Tendo-se o processo de integração europeia iniciado aquando em Portugal vigorava o Estado Novo, o programa divide-se em duas períodos principais - antes e pós ditadura:

1 - O Estado Novo perante a Europa em construção

a) a perspetiva do governo relativamente à integração europeia

b) a abertura necessária: adesão à OECE, à EFTA; o acordo comercial de 1972

d) a visão europeísta da oposição socialista    

2 - Depois do 25 de Abril: Europa - uma visão política

a) integração europeia: uma opção política

b) as negociações: expectativas e contrapartidas

c) A predominância de uma Europa económica sobre uma Europa política: discussões e posicionamentos depois da adesão

3. A participação no processo de adesão. Resultados e balanço.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas aulas: 10.0%
Projecto: 40.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

MELO, A. Moreira Barbosa de, RIBEIRO, M. Manuela Tavares; PORTO, M. Carlos Lopes (org.) – Portugal e a Construção Europeia. Coimbra: Almedina, 2003.

RIBEIRO, M. Manuela Tavares (coord.) – Portugal-Europa 25 anos de Adesão. Coimbra: CEIS20/Almedina, 2010.

SEBASTIAO, Dina, Mário Soares e a Europa: pensamento e ação, dissertação de mestrado em História Contemporânea, economia, sociedade e relações internacionais (http://hdl.handle.net/10316/18136).

SILVA, António Martins da, Portugal e a Europa - distanciamento e reencontro – A ideia de Europa e a integração europeia: ecos, reações e posicionamentos (1830-2005). Viseu: Palimage, 2005.

SILVA, António Martins da – Portugal entre a Europa e Além-Mar: do Plano Briand na SDN (1929-30) ao Acordo Comercial com a CEE (1972-73). Coimbra, FLUC/Livraria Minerva, 2000.