Portugal e a Integração Europeia
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2021-2022
01013289
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Uma parte do tempo letivo é ocupada por exposição temática da docente, apoiada em suportes audiovisuais; outra parte inclui a análise e apresentação em aula de leituras realizadas pelos estudantes de textos (documentais e académicos) e a visualização de vídeos alusivos aos temas lecionados, para posterior discussão. Para efeitos de avaliação, os alunos têm d realizar uma recensão a um texto, que além de escrita terá de ser apresentada oralmente em aula.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que o estudante saiba relacionar Portugal com o processo de integração europeia, refletindo sobre os diferentes posicionamentos portugueses face ao projeto. Deverá conhecer e saber explicar as razões portuguesas favoráveis e contrárias ao projeto de integração europeia e à integração de Portugal, assim como identificar os principais atores envolvidos na discussão. Deverá compreender as problemáticas da integração portuguesa nas Comunidades Europeias como um processo de integração ibérica, conhecer a progressão de Portugal dentro das Comunidades/UE, identificar posicionamentos e propostas relativamente à evolução política do projeto comunitário, saber e apreciar os resultados conseguidos na sua participação no processo de integração.
Estágio(s)
NãoPrograma
Tendo-se o processo de integração europeia iniciado aquando em Portugal vigorava o Estado Novo, o programa divide-se em duas períodos principais - antes e pós ditadura:
1 - O Estado Novo perante a Europa em construção
a) a perspetiva do governo relativamente à integração europeia
b) a abertura necessária: adesão à OECE, à EFTA; o acordo comercial de 1972
d) a visão europeísta da oposição socialista
2 - Depois do 25 de Abril: Europa - uma visão política
a) integração europeia: uma opção política
b) as negociações: expectativas e contrapartidas
c) A predominância de uma Europa económica sobre uma Europa política: discussões e posicionamentos depois da adesão
3. A participação no processo de adesão. Resultados e balanço.
Docente(s) responsável(eis)
Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas: 10.0%
Projecto: 40.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
MELO, A. Moreira Barbosa de, RIBEIRO, M. Manuela Tavares; PORTO, M. Carlos Lopes (org.) – Portugal e a Construção Europeia. Coimbra: Almedina, 2003.
RIBEIRO, M. Manuela Tavares (coord.) – Portugal-Europa 25 anos de Adesão. Coimbra: CEIS20/Almedina, 2010.
SEBASTIAO, Dina, Mário Soares e a Europa: pensamento e ação, dissertação de mestrado em História Contemporânea, economia, sociedade e relações internacionais (http://hdl.handle.net/10316/18136).
SILVA, António Martins da, Portugal e a Europa - distanciamento e reencontro – A ideia de Europa e a integração europeia: ecos, reações e posicionamentos (1830-2005). Viseu: Palimage, 2005.
SILVA, António Martins da – Portugal entre a Europa e Além-Mar: do Plano Briand na SDN (1929-30) ao Acordo Comercial com a CEE (1972-73). Coimbra, FLUC/Livraria Minerva, 2000.