Matrizes Medievais e Modernas da Cultura Europeia

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01013233
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, que incluirão o comentário de documentos e a apresentação de temas previamente preparados por pelos alunos. Possibilidade de participação pontual de convidados, para aprofundamento do debate. 

Resultados de Aprendizagem

Bom conhecimento da essência da cultura medieval, nas suas vertentes religiosa e profana. Compreensão da evolução dessa realidade ao longo dos sécs. V a XV. Perceção dos elementos mais perenes da cultura medieval e reconhecimento dos atores intelectuais mais relevantes da Idade Média e do seu contributo para a Europa moderna. Aprofundamento da tradição humanista, na perspectiva erasmiana e na linha do antropocentrismo doutrinal do Renascimento. Compreensão do legado filosófico e conceptual da modernidade. Apreensão do racionalismo crítico das Luzes e do contexto histórico de afirmação  dos conceitos de liberdade, tolerância, progresso e secularização.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Crer e Saber na Idade Média:

1.1. Categorias fundamentais da cultura medieval: tempo, espaço, justiça, riqueza e trabalho

1.2. O Cristianismo medieval e o diálogo entre as religiões do Livro

1.3. Cultura laica e cultura profana. O renascimento urbano do séc. XII e a busca de novos caminhos

1.4. O mundo das universidades: organização interna,  conceções do saber e redescoberta do pensamento clássico

2  Humanismo, Iluminismo e Secularização

2.1. Paradigmas e figuras tutelares da cultura humanista

2.2. A ideia de paz e de concórdia religiosa e filosófica no Renascimento

2.3. A ideia de progresso e a noção de temporalidade histórica na cultura das Luzes

2.4. A razão crítica e a afirmação da liberdade, da tolerância e da fraternidade

2.5. Fundamentos teóricos da secularização e da laicidade.

2.6. As ideias e a ação política – convergências e dissonâncias

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Fernando Teixeira Alves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Brewer, D. (1993). The Discourse of Enlightenment in Eighteenth-century France. Cambridge University Press.

Brown, P. (1999). A Ascensão do Cristianismo no Ocidente. Presença.

Catroga, F. (2006). Entre Deuses e Césares. Secularização, laicidade e religião civil. Almedina.

Chaunu, P. (1995). A Civilização da Europa das Luzes. Estampa.

Colish, M.L. (1998). Medieval Foundations of the Western Intellectual Tradition, 400-1400. Yale University Press.

Ferrone, V., & Roche, D. (1999). Le Monde des Lumières. Fayard.

Gurevitch, A.I. (1990). As Categorias da Cultura Medieval. Caminho.

Koselleck, R. (1999). Crítica e Crise. Uma contribuição à patgênese do mundo burguês. Eduarj.

Küng, H. (1999). Os grandes pensadores do Cristianismo. Presença.

Leppin, H. (2010). L'eredità del mondo antico. Il Mulino.

Pereira, M.B. (1990). Modernidade e Tempo, para uma leitura do discurso moderno. Minerva.

Verger, J. (1999). Gentes del saber en la Europa de finales de la Edad Media. Complutense.