Matrizes Clássicas da Cultura Europeia
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2015-2016
01013222
História
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Método teórico -prático
-exposição teórica dos conteúdos programáticos
-leitura /visualização dos documentos de análise, a par da interpretação em aula pelos alunos
-dissertação oral dos estudantes acerca de temas previamente apresentados e a serem aprofundados enquanto t.p.c.
-leitura e comentário de textos académicos teóricos.
Resultados de Aprendizagem
- Conhecer os aspectos da civilização grega e latina presentes nas identidades do mundo ocidental
- Conhecer os temas da assimilação e da transformação do legado matricial clássico pela cultura judaica e cristã durante a Antiguidade Tardia e Alta Idade Média
- Conhecer as primeiras expressões históricas de sistemas de governo vigentes no espaço europeu (Democracia; República)
- Interpretar documentos visuais e escritos alusivos às épocas e aos temas estudados (mapas, moedas, iconografia, epigrafia, construções antigas, escultura, pintura
- Produzir um discurso interpretativo sobre os aspectos de continuidade entre o mundo antigo e as culturas contemporâneas ocidentais
- Indicar os aspetos de rutura entre o mundo antigo e as culturas contemporâneas ocidentais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Da Grécia Arcaica à génese das nações na Europa: conspecto histórico.
O tempo e o espaço dinâmicos: marcos históricos para a construção da Europa como entidade. As metamorfoses da Europa: geografia física e a história política da Europa como realidades fluidas.
Problematização do conceito de clássico
O despertar da Grécia Arcaica. Os sinais da recuperação
A Polis: caracterização de um sistema político
Os Poemas Homéricos
A Democracia ateniense
Alexandre Magno e a oikoumene helenística
Os mitos romanos da fundação e da construção de uma identidade.
A res publica romana como regime político.
A expansão de Roma. O Lácio. A Península Itálica. A Bacia Mediterrânica.
Octávio César Augusto
A língua e literacia no mundo romano.
O direito romano e noção de cidadania.
De Roma às nationes. Razões para a Queda do Império romano do Ocidente.
A génese de nações europeias nos novos estados herdeiros das invasões bárbaras.
Docente(s) responsável(eis)
Paula Cristina Barata Dias
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Frequência: 50.0%
Mini Testes: 50.0%
Bibliografia
S. Settis, Futuro del Classico, Giulio Einaudi Editore.
M.H. da Rocha Pereira, Hélade, Antologia da Cultura Grega, Guimarães Editores, Lisboa, 2009.
__________________, Romana, Antologia da Cultura Latina Porto, Edições Asa, 2005.
(Antiguidade Tardia e Idade Média) Colecção de textos organizada pela docente.
Dias, Paula B. 2013. “O legado de Constantino na Identidade da Europa Cristã: dois casos de estudo”. In Vir Bonus Peritissimus aeque - estudos de homenagem a A. Espírito Santo, 455-463
“Europa”, Cansik H. e Schneider eds., Brill’s New Pauly Encyclopaedia of the Ancient World, t. 3, 206-212.
Bordet, m. Síntese da História Romana, Asa, Porto, 1995
MOSSÉ Cl. Et al, Síntese da História Grega, Porto, Asa, 1994 (1991)
PEREIRA, M. H. da Rocha, Estudos de História da Cultura Clássica, 2 vols, t. 1 Cultura Grega, 10ª ed., 2006, revista e actualizada; t. II Cultura Romana, 3ª ed., 2003, FCG, Lisboa.
ELLUL, J. Histoire des Institutions, t.1-2, L’Antiquité, PUF, Paris, 1979, 5ª ed. (1961).